A coordenadora do fórum e presidente do conselho distrital de saúde indígena (DSEIS), Carmem Pankararu, ao ser entrevistada, pelos índios on-line pankararu, relata os seus anseios para saúde pankararu em 2007. “Eu espero que em 2007 a saúde tenha melhoras, em saneamento básico, equipamentos implantados em pankararu, porque com a estrutura que temos, mesmo assim não é suficiente e capaz de atender toda demanda de diabéticos, TB e DSTS, têm que ter abastecimento de água limpa, postos de saúde para o agreste, Carrapateira e Jitó, lutar para que não morra mais crianças com desnutrição, reduzir a mortalidade infantil, porque em 2006 perdemos 8 (oito) crianças com desnutrição e diarréia, todos nós buscamos alternativas para a comunidade, porque temos capacidade.
Esse é um dos principais desejos da Carmem pankararu, e de todo povo pankararu, e que tenhamos melhores condições de atendimento na saúde, que possamos ser tratados como se deve. Pois temos necessidade de mais médicos para atender nossos idosos e crianças.

ERIKA PANK
erikapank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. parabéns pela materia, realmente e uma realidade muito dura em Pankararu, e acha que não sóem pankarru,mas espero que nesse ano melhore a assistencia na area da saúde.

  2. A REALIDADE É ESSA INFELISMENTE, MAS DEVEMOS CORRER ATRAZ DE MELHORAS PARA NOSSA SAÚDE TEMOS UM ORGÃO QUE EXISTE PARA ISSO, A FUNASA É RESPONSÁVEL CABE A ELA FAZER COM UE ACABE A DESNUTRIÇÃO,A MORTALIDADE DENTRE OUTRAS DOÊNÇAS QUE AMEACE NOSSOS POVOS.CARMEM É UMA PESSOA QUE LUTA POR MELHORAS PARA SEU POVO DENTRO DA FUNASA ELA TEM UMA VISÃO APLA DOS PROBLEMAS E SE ELA DIZ QUE ESPERA MELHORAS É QUE REALMENTE É PROUCUPANTE A SITUAÇÃO.QUANTO AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA LIMPA E PÓTAVEL É SEM DÚVIDA NECESSARIA ASSIM COMO OS POSTOS DE SAÚDE PARA DAR CONTA DE TD ETNIA PANKARARU.A PERDA DAS OITO CRIANÇAS REALMENTE É LASTIMAVÉL TEMOS QUE FAZER ALGO PARA QUE TAL NÃO ACONTEÇA!ERIKA SE VC CONHECE PESSOAS QUE NÃO SAIBAM CUIDAR DE SUA ÁGUA E VC TEM CONHECIMENTE REPASSE ENFORMAÇÕES ISSO VAI AJUDAR MUITO!
    UM ABRAÇO ,MUITO BEM CONTINUI ASSIM!
    LIAN!!!!

  3. ñ andianta tantas palavras bonita a saude estar uma calamidade.nós indios ñ estamo, sedo trados bem por essas pessoa ,que trabalha na funasa ,principalmente os do recife joga as pessoa nos hospital e deixa-lá.por isso temos como obrigacão de luta por uma sude deguina quer estar faltando.

  4. parabens foi uma otima materia e espero que vc cotinui sempe assi escre vendo materias muito mais melhores ,e devemos sebre proculra essas pessoas como carme para sempre mantemos infomados da saude do nosso povo pankararu.

  5. Como sempre a Carmem Pankararu defendeu o seu povo, com sabedoria e justiça.

    Parabens Carmem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here