Considero um grande patrimônio para o nosso povo a sabedoria dos mais velhos por ser uma base de fortalecimento a nossa tradição cultural. Um dos nossos princípios enquanto índios participativos é estar sempre que possível com os mais velhos seja em casa, na comunidade, nos espaços de rituais, na roça etc. Observá-los, ouvi-los, buscar meios de mergulhar em seus saberes. São eles nossos grandes mestres durante toda sua existência material e imaterial. Hoje lamentavelmente faz parte dessa transformação de vida o senhor Manoel de Ana Rosa e José Monteiro da Luz ( Juza), conhecidos por nós como dois grandes sábios da nossa tradição que nos compartilhou muitos conhecimentos deixando marcas vivas de um ser construtor dos valores tradicionais. Acredito que seus filhos, netos e outros índios participativos darão continuidade nestas vivências de valores construídos.

patricia pankararu!
patricia.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. OS indios estâo lutando pela melhoria do seu povo è o direito que nòs indios temosodeconservar nossa aldeia com unhas e dentes. porque nòs indios somos seres humanos e merecemos ter uma vida digna e uma saude melhor. nâo devemos abrir mâo do que queremos porque sò consiguimos algulma coisa quanda sabemos valorizar o que perdemos. por isso vamos lutar pelo um direito que è sò nosso.

  2. MUITOS MOMENTOS ALEGRES QUE ESSES VELHOS DEIXARAM DE HISTÓRIA PARA QUE NÓS INDIOS POSSAMOS CONTA PARA NOSSOS POVOS, HOUVER UM PEQUENO MOMENTO QUE FOI A TRISTEZA QUANDO MORRERAM.MOMENTO DE TRISTEZA QUANDO FORAM EMBORA, QUE NÓS ÍNDIOS PODEMOS NOS DIZER QUE SE MUDOU PARA OUTRO LUGAR.FOI MUITO DIFÍCIL SUPERAR TUDO ISSO MAS É RUIM QUANDO SE APEGAMOS A UMA PESSOA QUE ELA SE VAI OU ENTÃO QUANDO O DEUS TUPÃ O CHAMA…..

  3. Com certeza nos deixaram muitos ensinamentos, um fortalecimento em tudo tanto na cultura como ser humano, sua partida deixa muita saudades pois é dessa maneira que devemos ver.A tristeza foi grande que senti quando DEUS TUPÃ os chamou, pois JOSÉ MONTEIRO FILHO (JUZA BINGA) é meu avô , mas como ele me ensino não devmos ficar triste só sentir saudades e e guardar as lembraças ,que ele sempre estará com nós sempre que pensarmos neles .

  4. muito legal o teu pensamento sobre os mais velhos.
    É isso mesmo
    Eles são a fonte de sabedoria dos nossos povos
    e de grande importância para nós
    para q a juventude possa dar continuidade
    ao trabalho deles dentro do nosso povo.
    Nunca devemos deixá-los de lado
    grande Abraçooooooooooooo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here