Jovem que tiram um tempo de suas obrigações para fazer funcionar essa radia, pois para eles é mais que um lazer, pois fazem o que gostam.

Trabalham mais de dez pessoas nesta radio, que revezam das 5 da manhã às 11 da noite, para manter a radio no ar. Eu Alessandra, também faço parte deste grupo.

Esse meio de comunicação com o objetivo de democratizar, estender a comunidade inteira e ampliar as informações e os relacionamentos entre os membros da nossa comunidade. Tem diversos programas que atende de fato toda comunidade. É uma nova realidade que chegou em nossa aldeia, onde os nossos parentes podem sintonizar; eles ouvem e gostam, pois é dirigida exclusivamente para o lazer da comunidade.

Entrevista com lideranças noticia, programa de educação, musicas pedidas e recados fazem parte da programação da nossa radio, tem grande participação e audiência na comunidade, alem de ter também ouvintes de Pau Brasil e de alguns regiões perto.

Além da radio ser um grande beneficio para a comunidade, temos procurado o fortalecimento cultura através da radio, uma vez que boa parte da comunidade já perdeu sua cultura. Nós índios temos buscado fortalecer e se relacionar com o mundo. Aprendemos a montar e administrar uma radio.

Essa radio é fruto de uma parceria de vários ONGS como CIMI, THYDEWA, e outros que nos vem ajudando sempre.

Hoje já trabalhamos com computador que é bem melhor.

Aproveitamos esse veiculo de comunicação para apresentarmos ao nosso povo e também aos não índios, elementos que consideramos de muita importância para construção de uma sociedade melhor.Elementos como o amor, a partilha, a união, o compromisso…

Nossa radio comunitária caramuru fm é um meio fácil de orientar a vida, desenvolver o espírito e formar caráter.

Alessandra gomes

alianapataxo@bol.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, belo trabalho da juventude!!!
    Fico a imaginar o quanto deve ser gostoso e gratificante pra vocês meus parentes, divulgarem na radio a história do seu povo e provar a cada dia para toda a sociedade o quanto o índio é capaz e o quanto ele quer que sua identidade cultural seja respeitada e preservada.
    Tenho 19 anos e também trabalho na minha aldeia com a juventude,criamos uma ong chamada CIFCUT:Comissão Indígena de Fortalecimento Cultural dos Tuxás, ela vêm pra que consigamos perpertuar toda a histórias e raízes do nosso povo tuxá. Assim como aquele encontro que houve com os Tupinambás (eu n pude estar) poderiamos estar realizando intercâmbios culturais com os jovens indígenas,atendendo todas as aldeias do Nordeste, o que acham?
    Eu amei a rádio de vocês e adoraria conhecê-la de perto, acompanhar as programações…MUITO LEGAL PARENTES!!!
    PAZ DE TUPÃ!!!
    Nita Tuxá

  2. Bueno parentes que trabalham nesta magnifica rádio meus parabens.Realmente o trabalho que vem realizando é de suma importancia para a comunidade,tanto como meio informativo como sirve para difundir aun mais a nuestra cultura ente nós mesmos.Para mim,mesmo que de longe utilizo pra dar recado aos mus pais e amigos.um abraco a todos.Havana-Cuba.

  3. Olá, saiba que este trabalho, que vcs realizam é muito importante para nossa Comunidade, para mim é´importate por que o todo trabalho voluntario que fazemos o nosso maior premio é a satisfacao e gratificacao do nosso povo.
    Voces estao de parabéns,esta é uma forma de contribuir e expandir também a nossa cultura.
    ser um orgulho para nossa familhia e nossa comunidade, é uma bencao.
    Exna

  4. É QUE EU TENHO UMA VISINHA QUE NAO VE A FAMILIA A 15 ANOS,E ELA ME PEDIU AJUDA PARA TENTAR ENCONTRAR,NOS QUERIAMOS UMA AJUDA DE ALGUMA RADIO PARA ENCONTRA OS FAMILIARES DELA,ELA É DA CIDADE DE CAMACAN E MORAVA NO MUNICIPIL SÃO JOÃO DO PANELINHA NA RUA:BR 101 NUMERO:37 O NOME DELA É MARILENE VICENTE DOS SANTOS,E PROCURA PELA MÃE MARIA CARDOSO DOS SANTOS,OS IRMÃOS ANTÔNIO LUIZ VICENTE DOS SANTOS,MARCIA VICENTE DOS SANTOS, CARLOS ALBERTO VICENTE DOS SANTOS QUE FORAM MORAR EM ANCHIETA EM 1993, E POR SEUS OUTROS IRMÂOS CRISTINA VICENTE DOS SANTOS,CREUSA VICENTE DOS SANTOS,NEUSA VICENTE DOS SANTOS,MARLI VICENTE DOS SAMTOS,MARTA VICENTE DOS SANTOS,JOSÉ MARCOS VICENTE DOS SANTO,FABIANE VICENTE DOS SANTOS E NEIDE VICENTE DOS SANTOS, SE ALGUEM TIVER ALGUMA INFORMAÇAO POR FAVOR NOS PROCURE PELO TELEFONE 031 27 3286-5886 OU PELO MEU IMAIL NINNEHTONA@HOTMAIL.COM,CONTAMOS COM A SUA COLABORAÇÃO,OBRIGADO ALINNE GONZAGA

  5. gostaria de entrar em contato com vocês, para encontra uma pessoa que mora ai em panelinha essa pessa e meu pai que nem conheço na verdade.
    estou aqui em são paulo faz tempo, se for possivel entra em contato comigo por email .
    agradeço desde já .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here