Por não haver um controle de pessoas estranhas na etnia, vem trazendo insegurança , o aumento de roubos de motos, carros e trafico de drogas!

Dizem que o progresso trás boas coisas,mas nesse caso para nós o progresso não está trazendo , pelo contrario, perdemos o sossego, somos prisioneiros na nossa própria etnia!

As drogas se alastram rapidamente, antes era a bebida, o tabaco, hoje a maconha é o maior problema!

As drogas são encontradas facilmente nas cidades vizinhas!

Nossos jovens estam se envolvendo cada vez mais cedo nesse tipo de coisa!

Estou assustada, só vínhamos esse tipo de coisa através da tv, hoje acontece por aqui!

O medo nos assombra, antes dormíamos nos terreiros, as portas não precisavam ser fechadas, tínhamos uma segurança, agora tudo mudou radicalmente!

Estamos presos em nossas próprias casas!

Não temos um controle, o acesso a nossa comunidade ! entra qualquer pessoa, ontem 22/10/2008 houve um roubo de um carro de um parente indígena,denomidade ( Pedro bola) carro este que transportava estudantes indígenas para a escola Pankararus e escola Indígena Ezequiel dos Santos!
E nada foi feito, além de motos dos indígenas que forão roubadas aqui mesmo dentro da etnia, isso esta causando revolta da comunidade indígena , o meu medo é que ja que as autoridades competentes não tem competencia para resolver esses casos , a população queira fazer justiça com suas próprias mãos!

Se não tomarem uma providência haverá uma guerra aqui, teremos que proibir a entrada de pessoas estranhas. Queremos que se tome uma providencia,nossas terras não seram, usanda para rota desse maus elementos e nem para o clime!

Tainá Pankararu!