As massas famintas estão se multiplicando rapidamente, e se quisermos evitar a catástrofe, devemos fazer um esforço concentrado…
A Política da Fome

Parte I

De acordo com o mito largamente difundido sobre a fome, o mundo não tem a capacidade de alimentar sua população. Assim dizem: “Cada um está fazendo o melhor que pode. Simplesmente, não há o suficiente para todos. As massas famintas estão se multiplicando rapidamente, e se quisermos evitar a catástrofe, devemos fazer um esforço concentrado para controlar a natalidade”.

Entretanto, grande numero de cientistas, economistas e agrônomos famosos manifestam forte discordância: “Isso é absolutamente falso, um mito!!! dizem eles. Na verdade há o suficiente para todos e até mais. Qualquer deficiência deve-se a má utilização e a distribuição irracional dos recursos”.

De acordo com o Buckminster Fuller, atualmente, a recursos suficientes para alimentar, vestir, abrigar e educar cada ser humano deste planeta com o padrão de classe media estadunidense ( dos estados unidos). Recente pesquisa realizada pelo Institute for Development and Food Policy of USA ( Instituto de desenvolvimento e policia alimentícia dos estados unidos) comprovou que não há nenhum pais no mundo que não tenha capacidade de alimentar sua população com seus próprios recursos. Não há nenhuma relação entre densidade demográfica e fome, dizem eles. Bangladesh tem apenas a metade da população de Formosa por hectare de terra cultivado, entretanto, em Formosa as pessoas não morrem de fome, enquanto em Bangladesh há um dos maiores índices de pessoas famintas do mundo. Na verdade, os paises com maiores densidades demográficas do mundo não são a Índia e Bangladesh, mas sim a Holanda e o Japão. É claro que a densidade demográfica não é o motivo pelo o qual o povo morre de fome. E é obvio que o mundo pode chegar a um limite quanto a sua capacidade populacional. Mas esse limite está estimado em aproximadamente 40 bilhões de pessoas (atualmente estamos na casa dos 6 bilhões). Hoje em dia, mais da metade das pessoas, no mundo, está passando fome; e grande numero de pessoas está morrendo de fome. Se há o suficiente para todos, onde ele se encontra??

Verifiquemos por quem e como os alimentos são controlados. A indústria alimentícia é a maior indústria do mundo – produzindo algo em torno de 350 bilhões de dólares por ano (mais do que a indústria automobilística, de aço ou petrolífera). Numero relativamente pequeno de multinacionais gigantescas domina essa indústria, tendo o poder concentrado em suas mãos. É amplamente conhecido e aprovado o fato de as multinacionais manterem um controle político extensivo; o que isto significa é que o numero relativamente pequeno de corporações tem condições de regular e controlar o fluxo de alimentos para bilhões de pessoas. Como isto é possível?

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. quantos mais devem morrer para que estejamos satisfeitos, nosso pais(Brasil) é rico mas infelizmente é rico de tudo , de corruptos, saqueadores dos cofres públicos , permeia nestes lindos campos a impunidade a inversão de valores somos todos liderados por quem , não sei , vejo apenas uma grande desorganização e a fome matando desnutrindo e gerando pessoas incapazes de reagir a tamanha brutalidade.Como aceitar tanta incompetencia isto parece um circo .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here