A PESCA NA ALDEIA KARIRI-XOCÓ

A centena de anos os nossos índios kariri-xocó viviam da pesca hoje não pode mais viver da pesca porque não tem mas peixe. Os peixes de antigamente não tem, mas hoje, o peixe se encontra reprezados nas hidrolétricas, do xingo nois só ver peixe quando o rio enche que borta água na nossa lagoa, tirando esse perido comprando peixe para se comer existia pescaria de camisso, nossa se juntava comum grupo de subia na majem do rio a cima e fazia a pescaria nossa faziam uma cerco, todos com um jereré o antigo pussar e cercava o peixe, e nós pegava piranha, mandim, sarapó, tubu, pial, surubim, como pescamos, tapunaré a água vez xira, e tubarana esse sim eram os peixe que nós pescava a sim nós eram feliz hoje não faiz canisso, hoje o que existi e a reia por isso nós não pesca mais.

AYRA KARIRI-XOCÓ

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É muito triste ouvir a historias, as verdades, de aqueles que moram nas beira dos rios..daueles que vivem diretamente da natureza… A CIVILIZAÇÃO (?) parece que destroe muito mais do que faz de bom… E se tratando de indio beira SAO FRANCISCO…. imaginem como eles iriam ficar se fizessem essa TRANSPOCIÇÃO….
    Precisa se urgente de REVITALIZACAO!!!!

  2. Oi pessoal da tribo Kariri-Xocó! Tudo bem com voces? Eu sou a Carla daqui do interior de sao paulo…conheci a tribo de voces atraves de uma manha em que tres integrantes dessa tribo foram até o meu colégio em varzea paulista-sp(isso a uns 2 passados) para divulgar um pouco mais de nossa cultura. Me apaixonei por tudo o que vi e aprendi, foi como se tivesse relembrando de coisas que já tinha vivido de alguma forma a muito tempo atras. Dos tres indíos que estavam lá pude conversar mais e conhecer melhhor um índio chamado Kairra…sinto muita saudades dele e gostaria de saber como ele está…se for possível, por favor me respondam e me mandem notícias dele!!!!Muito Obrigada…Beijinhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here