Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.
Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. Ele também é o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças. Ele que faz o ritual da pajelança, onde evoca os deuses da floresta e dos ancestrais para ajudar na cura.
O cacique, também importante na vida tribal, faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios.
A educação indígena é bem interessante. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprender desde pequenos e de forma prática. Costumam observar o que os adultos fazem e vão treinando desde cedo. Quando o pai vai caçar, costuma levar o indiozinho junto para que este aprender. Portanto a educação indígena é bem pratica e vinculada a realidade da vida da tribo indígena . Quando atinge os 13 os 14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.

Gilvan.alex@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. É isso aí Gilvan !! Vc resumiu uma parte do dia a dia numa aldeia indígena , e qta riqueza cultural vcs tem a mostrar , é muito interessante poder passar esse conhecimento , a todos aqueles que entram no site , ou que ainda terão oportunidade de um dia conhecer esse universo cultural tão vasto . Parabéns !!!!

  2. Isso è muito interesante, Voçèis tem muitas coisas para ensinar a nos nao que nao somos indios, obrigado pela liçao. Vai ter mais?
    Giuseppe

  3. muito legal veio parabens india agradeçe………. pela sua participaçao na vida indigena………….vc assumiu como e a vida dos indios e o seu dia a dia……
    india agradeçe

  4. Deveria ter mais conteudo,algo + exotico pois isso é o monotonocidade q todos os sites possuem.
    isso n é um insulto é apenas uma sugestao
    vlw

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here