Gean Ramos, 26 anos, natural de Pankararu. Começou seu trabalho, há dez anos atrás, tocando na noite. Tocou na região com as bandas locais e, em seguida viajou para Brasília e deu inicio as composições que lhe acompanharam por vários Estados do Brasil, recentemente chegando de viajem do Sul e Sudeste do Brasil, descendo até a Argentina, Uruguai e Paraguai, divulgando o seu trabalho autoral, que será lançado no CD Por Um Segundo.
Gean fala que no seu CD Por Um Segundo, três músicas que falam em suas origens e sete músicas que falam de seus sentimentos; fazendo assim um CD cultural, com uma linguagem musical, bem urbanizada.
-Quando perguntei o porquê dele escolher a música como forma de trabalho, ele respondeu: “ – Não fui eu que me escolhi, foi a música que me escolheu. Escolhi trabalhar com a música por que é meio de comunicação direta, além de mostrar pro mundo a forma melhor de enxergar as coisas. A Música já me trouxe grandes experiências, além de trazer uma coisa, que eu acho que é importante para o ser humano, que é a conduta, educação, sensibilidade e, me trouxe conhecimentos também.”

Numa de suas maravilhosas canções, Gean Ramos, canta vários pontos turísticos e rituais que muito nos orgulha e é preservada bravamente nos dias atuais.

Cartão Postal Pankararu

A cara do índio tem numa pedra
No pé da serra, na ladeira da Serrinha
Quem não viu, tem que ver
O que a Natureza pode fazer
Nas terras indígenas de Pankararu

Tomar bae de bica lá no Jitó
Dançar um toré, pendurar um aió
Botar uma corrente de licuri
Fazer bade de feijão de corda

Assistir as Tubibas e o Menino do Rancho
A garapa de cana, na Festa do Imbu
Adimirar os Praias com roupa de croá
Fumar o campió, com folha de arara
Oi da tontura em quem nunca fumou

Tem cacique Zé Auto com o tronco que herdou
Tem cultura e riqueza aqui sim siô
Somos filhos da terra, somos Pankararu
Somos índios de guerra sopra o rabo de tatu
Tem o ritual que é do cansação
Tem Francisco e Fernando com o maracá na mão
E fechando a Festa tem o Meste-Guia
Em Joaquim Sarafim na Aldeia Serrinha

Ôôôô, undé, undô
Ôôôô, undé undô
Réia aná, reiô vê
Réia aná, reiô vê

/>

O recado de Gean Ramos é: “-Acho importante todos os índios manterem a tradição, cultura e a preservação da Natureza, que é o meio que vivemos, se as pessoas continuarem sujando, queimando, jogando lixo, em pouco tempo a gente não tem mais a nossa Natureza. Que todo mundo respeite a Natureza como temos que respeitar o ser humano. ”

Contatos:
geanramos_preto@hotmail.com
gean.ramos@bol.com.br).
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=5750637072009214800

Yuran Pankararu
yuran.indiosonline@gmail.com