Sabemos da luta que nós enfrentamos para conseguir resgatar a nossa cultura,costumes,tradição e o nosso idioma.
Mas com o tempo estamos restaurando o que quase perdemos durante
tanto tempo que fomos sendo obrigados a esquecer a nossa veradeira
indentidade e ser uma imagem criada pela sociedade não-Índia,que sempre visou a nossas riquezas nativas que foi o berço de ouro prá
muitos e ainda no “nosso caso que lutamos pela demarcação de nossa
terra”mais felizmente acordamos e estamos resgantando com muita luta
a nossa herança,aos troncos e barrancos sendo chamados de ladrões na
terra que nos pertence,tendo que abaixar a cabeça em estradas desertas,e se tivermos “ousadia” de responder como eles dizem,podemos acabar perdendo a vida por corvadia de pessoas que não tem coragem de nos encarar”cara cara”.

Hoje são outros tempos vivemos em cima de nossa terra mais como
empregados e não como donos.Fazer valer nossos direitos é dificil pois temos um orgão que se diz tutelar o indio mais na realidade,estar tirando o que é de mais valor prá nós indigenais que a nossa terra diminuindo os territorios tradicionais e temos que aceitar…como o Presidente Mercio pereira disse a pouco tempo”que tem terras de mais para pouco indios” isso não é prá uma pessoa que estar para defender nossos direitos falar.Mais somos fortes e inteligentes só por estarmos mantendo a resistência até os dias de hoje,e é com essa mesma força e inteligência que vamos dar continuidade a nossa história e a nossa luta.

Depois de tantas tentativas para estarmos resgatando o nosso idioma,nos dias 11 a 13 deste mês nos reunimos na ESCOLA INDIGENA ESTADUAL TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA,com os parentes TUPINAMBÁ da Serra do Padeiro,de Belmonte no vale Jequitinhonha e os Tupinambá que vivem na aldeia pataxó hãhãhãe e nós TUPINAMBÁ de Olivença, para darmos os primeiros passos para o resgate do nosso idioma o “TUPINAMBÁ” onde foi também três dias muitos ricos para os jovens estar ouvindo dos anciões lendo nos livros e assistindo filmes tudo sobre nosso passado,sem esquecer da presença do professor Ayron um dos maiores linguístas do Brasil,que nos ajudou a dar passos importante para alcançar o nosso objetivo.Após os debates os professores da Escola Tupinambá de Olivença escolheram dois representantes para estar na articulação do proximo curso que foi o atual Presidente do conselho de educação Tupinambá:”Porangaturama” e o conselheiro fiscal do conselho:”jaborandy”,que já começaram a proucurar caminhos para estar facilitando os trabalhos para o proximo curso.

Desde já agradecemos a participação dos parentes do Caramuru paraguaçu,da Serra do padeiro e de Belmonte,e do parente Pankararu Atia que se fizeram presente durante os três dias do seminario.

jaborandy tupinambá

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É importante entendermos que cultura é nossa raíz e que mesmo missigenados precisamos valorizar o que ainda nos resta. Nossa língua é um tesouro e a iniciativa de vcs é fantástica!
    Parabéns Jaborandy…

    Um grande abraço!

  2. é muito importante que resgatemos a nossa cultura e o nosso idioma,ainda no nosso caso que lutamos pela nossa mae terra,voces sabem da luta que nós vem passando e infrentando para conseguir o resgati de nossa cultura,costumi,e idioma,esperi com passiencia no nosso pai tupã que vamos conseguir
    UM GRANDE BEIJO ABRAÇO.
    05-08-2006

  3. é muito importante que resgatemos a nossa cultura e o nosso idioma,ainda no nosso caso que lutamos pela nossa mae terra,voces sabem da luta que nós vem passando e infrentando para conseguir o resgati de nossa cultura,costumi,e idioma,esperi com passiencia no nosso pai tupã que vamos conseguir
    UM GRANDE BEIJO ABRAÇO.
    05-08-2006
    KAUANA BARBOSA MUNIZ

  4. ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA E GOSTARIA DA AJUDA DE VOCÊS. PRECISO SABER O SIGNIFICADO DA PALAVRA “BATUBA” QUE SEGUNDO MEU ENTENDIMENTO, QUE NÃO SEI SE É CORRETO, É DE ORIGEM TUPINAMBÁ.
    AGUARDO SEU RETORNO E AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE,
    MARCOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here