Faz muito tempo que o Povo Pataxó Hãhãhãe vem lutando pelo seu território, e em toda essa luta já perdemos muitas lideranças e membros da nossa comunidade, muita gente não entende os nossos direitos, pensam até que o nosso povo são ladrões, mas isso não faz nem um sentido, pois os verdadeiros donos da terra somos nós. Mesmo sendo-nos os donos da terra, fomos expulsos dela, tendo assim que nos refugiar para não sermos mortos. Mas somos fortes e jamais podemos permitir que a nossa terra fique nas mãos de fazendeiros.
Nós Pataxó Hãhãhãe não queremos nada de ninguém, só queremos o que é nosso por direito, e enquanto tivermos vida, vamos continuar lutando por nossa terra. Ainda temos a esperança de um dia poder ver o nosso Povo em paz, com todo seu território nas mãos.
Sabemos que essa luta é muito grande e importante para o nosso povo. Somos um povo sofrido, já passamos por varias dificuldades, dormindo debaixo de lonas, plásticos e passando até fome. Os nossos anciões já trabalharam para os próprios fazendeiros, isso sem dizer que era índio, pois se eles os soubessem matavam, tudo isso para não deixar seus filhos morrerem de fome. Mas com toda essa luta e a força de Tupã, conseguimos conquistar parte da nossa mãe terra, e com ela que estamos sobrevivendo e lutando para conseguirmos reconquistar o que ainda estar nas mãos dos não índios. Temos orgulho de lutar pelo nosso território, pois nos deixam mais firmes e fortes para continuarmos lutando.

Itohã Pataxó
(Edmar)

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here