Os homens pegaram galhos verdes das árvores, as mulheres arranjaram baldes para carregarem água dos açudes combatendo as chamas que ameaçavam a floresta, onde estavam cerca de 2500 índios em retiro religioso tradicional do Ouricuri.

A luta foi terrível, o incêndio começou de forma acidental, na área “ Cercado Grande “, fora da mata, o combate ao fogo era para o incêndio não chega-se a mata, as mulheres gritavam vamos salvar a nossa floresta, carregando água sem parar, os homens caiam no fogo com ramos abafando as labaredas. O fogo seguiu em direção oeste circulando a mata, atingiu a Fazenda Pau Ferro, matando vários bovinos do fazendeiro.


No final os índios conseguiram apagar o incêndio as 18:00 horas, todos ficaram exaustos, mas com a missão comprida, com a união de todos podemos realizar grandes ações, em defesa da natureza, porque somos seus filhos amados, ela dar as condições ideais para que aja vida no planeta.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. 1) Parabens pela excelente MATERIA….Muito bem feita e ilustrada….Não sei que é o autor ou os autores…faltou assinar……mas..PARABENS MESMO!!

    2) Belo exemplo de UNIAO e de FÉ…agradecido a todo o povo Kariri-Xocó!

    3) As vezes os incendios são naturais…..Outras vezes são de origem “accidental” “duvidoso” “criminosso” ou “desconhecido”…. Em mUitos lugares HOJE está se usando o FOGO para COMPRAR AS TERRAS MAIS BARATAS para uso de plantio..de cana, soja, eucaliptus…..criação de gado…..o expansao imobiliaria…..
    Todos os dias vejo FOGOS provocados pela IGNORACIA dos HOMENS ganhanciosos que QUEREM MAIS E MAIS..a qualquer preço.;…. Na Costa Azul na França…Na Chapoada de Diamantina na Bahia….Muitos indcendios…

    Que eu saiba o terceiro em Kariri-Xocó…..

    4) Me doe lembrar quantas vezes “os BRANCOS” tem usado o fogo para acabar com os indigenas..ou queimando-os..ou queimando suas casas e roças…..

    Peço atenção e vigilia e

    AGRADEÇO A NOSSO PAI TUPA por ter protegido voces e a Mata e agradeço ao PAI TUPA porter dado tamanho coragem e força de voces defender a NOSSA MAE TERRA!!!

  2. Parabens parentespor esse ato de solidariedade a grande Mãe Natureza, e mostraram que uma pessoa só não apagariam o incendio mas que todos juntos fizeram a diferença… Isso é mais um sinal da força indigena!!!
    Viva os Kariri Xocó, Viva a todos os povos idnigenas amantes da Naturaza e Viva a todos seres desse planeta.

  3. Essa matéria ilustra bem o sentimento e a concientização do povo indígena em relação a mãe natureza , excelente exemplo , que sirva a todos os demais povos da terra !!! Muito válida esta reportagem , parabéns aos amigos que escreveram !!!!

  4. olha foi uma grande batalha de vcs para combater esse fogo q ameaçava acabar com a sua florestas, vc são uns verdadeiros guerreiros vc todos estão de parabens, bom trabalhos de vcs continuem assim q vc vão longe!!

  5. gostei da materi porque nós que etamos fora ficamos sabendo das coisas que acontece aí e graças a DEUS E NIMGUEM SAIU FERIDO OBIGADO POR NOS INFORMAR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here