Fernando Pankararu, afirma que ainda está nas mãos dos mais velhos, e das lideranças locais das Aldeias, que formam a Tribo Pankararu a preservação da nossa cultura “graças a nosso Deus Tupã, desde que nasci, procurei vivenciar a minha cultura com as crianças e até os mais velhos, sempre discutindo a parte cultural do ser índio”.

Fernando fala “que a postura do jovem Pankararu está cada vez mais amadurecendo dentro do seu povo, e de si próprio, se dando o próprio respeito com os mais velhos, com a cultura e o ritual indígena, seja dia ou noite, o jovem Pankararu participa dos seus rituais”.
Em relação à ligação do jovem Pankararu Fernando acha que, está cada vez mais bem filtrada com a sua tradicionalidade.
“Esses jovens sempre procuram os mais velhos para conhecer as historias passadas, eles se preocupam, é muito importante ser índio e ter uma cultura sagrada, vivenciamos nossa natureza, temos um Deus Tupã que temos muita fé”.

Fernando Monteiro dos Santos (Atyã)

Ayda Barros e Tauane Silva
E-MAIL: aydapank@yahoo.com.br
Tauanepank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eita matéria bonita,Ayda!! Saudades de você Atiã, sempre na luta para que a cultura pankararu sobreviva e se fortaleça entre os jovens, que você tenha saúde, disposição e essa alegria contagiante que faz parte de você…Com você eu aprendi que a gente canta e dança o toré quando está triste, para ser feliz, para agradecer, para orar e para se encantar ! Que Tupã abra os seus caminhos.

  2. Parabéns Pankararu pela atenção de vocês a suas tradições, na esperança jovem da continuidade, consultando os mais velhos que já viveram bastante. Nossas tradições são nosso maior patrimônio de nossos ancestrais. Atenciosamente Nhenety Kariri-Xocó.

  3. Minha querida prima Ayda,adorei a sua matéria. Isso mostra que os jovens indígenas se interessam e muito pelas suas tradições, pelas suas culturas,e que buscam se fortalesser mais ainda através das preciosas informações dos nossos irmãos mais velho.Parabéns!!!!!!!!!!!!

  4. OI ayda tudo bem que eu sou sua prima ana flavia estou aqui com Cau e Danilo e sua mae esta qui do meu lado Cau e Danilo manda uns beijos e abraços pra voce e tony tia esta mandado uns aviso tomar conta direitinho das vacas,e tia estar madando voce e tony estudar eudesejo pra voce muitas felicidades tanto pra voce como pra tony o seti de cau e claudia_@yahoo.com.br a senha e santacruz eu flavia,cau e danilo manda muitos beijos e sua mae tambem thau…

  5. oi!Aida tudo bem,com você?sou eu dinovo a sua prima ana flávia,sabia que já o nosso primo vai pra ir com tia e o seu pai ele vai amanhã,eu,cau e Danilo estamos querendo saber quando você e tony vai vim de novo tá beijos pra você e tony, thau!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here