É lamentável dizer a todos vocês, o nosso sofrimento que passamos no dia a dia onde nem uma solução é resolvida. As torturas e os massacres que passamos pelas mãos dos fazendeiros e dos assassinos de nossas lideranças indígenas que morreram pro defender a nossa terra, apesar disso ainda hoje a justiça nada
faz para reverter esse quadro.

Ficamos aqui refletindo, até hoje estamos sofrendo pelo uma terra que é nossa e que a justiça nega o nosso direito. Estamos bastante tristes com essa tragédia que a justiça está fazendo com nós, a cada dia que passa
estamos nos sentindo mais sozinhos. Mas apesar dessa triste realidade que passa com nós, nunca deixamos de lutar pelo nosso chão, sempre estamos confiante que nós somos guerreiros por que Tupã nos ajuda.
Neste país que vivemos, onde os índio não temos justiça, não temos paz, sofremos com preconceitos, somos excluídos de algumas sociedades. Todo mundo sabem que os primeiros habitantes deste país são os índios, e porque a justiça não se importa com nós, e não dão os nossos direitos? Além disso, a justiça faz de conta que nós não existimos, no nosso ponto de vista o que eles estão querendo fazer é nos destruir aos poucos.
Mas nós indígena somos dessa maneira: nós existimos e somos unido pela vida contra a violência e impunidade.
O que queremos é que a justiça nos tire desse pesadelo julgando a nossa terra, e que este país observe para este povo sofredor que não agüenta mais com essa justiça lenta, mas esperamos que tudo haja um fim. Que este sofrimento que estamos passando acabe com a força de Tupã.
Nestas terras em que ocupamos estamos lutando pelo nosso direito, porque não estamos roubando nada de ninguém estamos resgatando o que foi tomado de nós, além disso, retomamos estás terras para manter o sustento da nossa nação.

Este texto partiu de Yonana Pataxó Hãhãhãe.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Yonana, mulher guerreira, companheira de luta,
    Mesmo quando td parece ficar escuro e sem rumo o Olhar de Tupã dá a Luz q precisamos.
    Força!!!!!!
    Tupã nunca nos abandona!
    Estou com vcs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here