Hoje a terras que ocupamos somos obrigados a ser retirados da fazenda das Alegrias que ocupamos desde o dia 26 outubro de 2005 e continuamos com a nossa caminhada até o dia 24 de janeiro de 2006, onde passamos vários massacres de pistoleiros. Sendo que justiça como (juiz) estava dando eliminar favoráveis aos fazendeiros para ocupar o nosso território, onde assim aconteceu a nossa retirada da nossa terra das seguintes áreas ocupadas pelos índios: o cacique Nailton pataxó, Reginaldo Titia, Dona Elza Pataxó irmã do Índio Galdino Jesus dos Santos que foi queimado vivo em Brasília (DF) há oito anos por está reivindicando nosso direito, além de perder o se irmão hoje perdeu o seu território onde morava há 5 anos. Aqui ficamos refletindo para onde foi o nosso direito?Além disso, existe área que os fazendeiros estão com a eliminares garantida onde também nós indígena estamos ameaçados a ser retirados.
Há muitos anos que nós vimos lutando por este pedaço de chão, por que somos dono desta terra que por lei este chão é nosso é justamente por isso que lutamos pelo nosso direito. Mas não sambemos o porquê a justiça não dá a nossa reivindicação?Enquanto isso a justiça aceita as reivindicações dos grileiros, e nos índios somos excluídos foi por este motivo que não resistimos na ocupação do nosso chão infelizmente por conta da justiça, ou seja, de um juiz que vem nos aquajindo e tirando um direito que é nosso.
Mas apesar desde tragédia que a justiça nos fez estamos muito feliz e triste, feliz por que saímos com vidas, triste por que a justiça tirou o nosso direito e deu aos fazendeiros. Mas apesar deste transtorno que a justiça nos fez não desistimos por ai estamos firme lutando pelo nosso chão por que sem a terra o índio não tem vida para sobreviver. Mas temos fé em Tupã que vamos conseguir resgatar a nossa terra de volta que a justiça nos tirou.

Yonana Pataxó

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here