A índia D. Elza morava a cinco anos na fazenda da Serra Verde onde foi obrigada a sair da sua terra, a suas roças, casa, foi tudo destruído pelos pistoleiros. Bom, hoje ela esta passando necessidade por que todos as sua verduras que tinha na sua terra ficou tudo para os pistoleiros por que não deu tempo pegar nem um alimento. A FUNAI que se dispôs indeniza-la pela sua roça, mas ate agora não deu nem uma resposta, além da índia sair da sua terra os pistoleiros ameaça constantemente querendo se vingar da índia por ter ocupado as terras deles.
Hoje a índia esta morando na fazenda (Paraíso) que também esta concedida reintegração posse ao fazendeiro dado pela justiça, como estes fatos que vem acontecendo à Índia está constante constrangida por dois motivos de sofrimentos: um por que perdeu o seu irmão Galdino que morreu na luta pela terra, o outro porque perdeu a sua Mãe Terra onde morava há cinco anos.Com este sofrimento que ela esta passando todos nós indígena estamos bastante triste porque a cada dia que passa estamos perdendo a nossa terra, não sabemos o mais o que fazer perdendo a nossa mãe terra esta diminuindo a nossas vidas.
Enquanto a Funai não esta tomando nem uma solução como perda da nossa terra, alem disso não esta dando assistência a nós indígenas, enquanto isso existe cinco áreas que esta sendo concedida reintegração de posse aos fazendeiros. No nosso ponto de vista o que a justiça esta fazendo com nós estamos observando que vamos perder a nossas terras todas… É isto que dói dentro de nós o que a justiça esta fazendo tirando o nosso direito.
Eu D. Elza, eu gostaria que a justiça julgasse a nossa terra, também peço àquelas pessoas que tenham uma boa vontade que nos ajude nesta causa, a recuperara a nossa terra por que todos nós clamamos por este pedaço de chão.

Esta entrevista partiu de Yonana Pataxó como a índia D. Elza irmã de Galdino.