E assim os índios de alguns povos do Brasil, se adaptam em grandes disputas entre o índio e a máquina. Em vários paises a tecnologia é um instrumento de trabalho, podendo assim proporcionar melhorias excelentes para a vida cotidiana. O nosso povo pankararu aposta na tecnologia como os outros povos indígenas ligados ao projeto índios on-line, utilizando essa tecnologia para uma caçada virtual, como se fosse o arco do futuro para os índios, na busca de seus direitos para um Brasil melhor. A tecnologia, hoje em dia é uma ferramenta indispensável para as riquezas existentes em Pankararu, exemplo disso tem um posto de saúde com estrutura para atender as quatorze (14), aldeias e um projeto de revitalização das pratica de curas, fontes e nascentes em pankararu.
Á cada ano que passa os jovens procura se laçar no mercado de trabalho, e sem a chamada, “tecnologia” esses jovens saem no prejuízo, pois estamos vivendo em uma era globalizada, e a disputa abrange diversas classes sociais e raciais.
A tecnologia se faz presente a milhares de ano de modo que ocasionou mudanças imediatas no sistema globalizado tecnológico mundial. Alguns povos indígenas do Brasil aceitaram essa tecnologia em suas vidas diárias, como um meio de sobrevivência num mundo globalizado e como complemento fundamental na educação de toda indígena.

Marilene (Mayrá)
E-mail: silapank@yahoo.com.br
Noberto ( Cõan)
E-mail: coan@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. gostei da materia,esperamos que povo pankararu cressa
    cada vez mais com essas tequinologia, não so os pankararu
    mas todos os povos indigenas para fasilita a vida do
    indio cada vez mais.

  2. Muitos da nossa sociedade brasileira e europeias veen aos indios
    com olham e pensam comos os primeiros aventureiros(cronistas,escritores…viajantes europeus d sec. XIII…).
    Naum olhar o progresso e desenvolvimento e conquista tanto d seu espaço n saciedade brasileira
    Sinceramente é muito profunda e significativa “a inlusao do indio na tecnologia”.
    Continue escrevendo

  3. Parabéns,

    O texto é o relato de trabalho e muita persistência, entrei no site pesquisando sobre o ìndio na atualidade para meu filho levar como pesquisa no 4º ano fundamental.
    Fico feliz em saber que nossas raízes permanecem,

    Abraço a todos que fazem desta ferramenta um aprendizado ao homem branco como “eu”.

    Janete

  4. Olá Mayrá e Cõan!

    Gostei muito do texto de vcs! Faço uma pesquisa que é justamente sobre a imagem indígena na internet, sobre a importância do acesso para vcs e para as comunidades, principalmente quanto ao movimento indígena e sua representação e tb como se dá o processo de inclusão digital. Gostaria muito de conversar mais com vcs a respeito, mostrar meu trabalho se quiserem, até mesmo para conhecer a opinião de vcs sobre minha visão do que a internet representa. E para bater bapo!
    Fico no aguardo, e tb vou encaminhar esta msg para o e-mail de vcs!
    Abraços

  5. o indio tem uma vida mais nao e igual a nossa eles vivem numa toca mais de 20m de altura e as comida deles e o peixe ea farofa. As roupas deles e tipo de ima saia que si chama-se de tanga.

    E nao gosto dos prof mais e obrigado a gosta pk a gente vai ficar 1 ano na escola como senpre e eu gostaria muito que esse saite tinha bate papo online xau xau

    ABRAÇOS PARA VCS XAU XAU XAU

  6. eentãoo, tipoo eu goostei desse site poorq teein umaas infoormaçooes daaórah.

    😀

    {nãoo reeparaa oo jeitoo quee eu escrevoo , é poorq eu soo mtoo o orkutt ;}

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here