A maioria dos pais Pankararu, acham que a Escola é a única responsável em ensinar os seus filhos, onde eles próprios estão deixando de lado o papel de incentivar e acompanhar os seus filhos nos estudos.
A escola é apenas uma ferramenta, ou melhor, um auxílio para o aluno, pois além de preparar o aluno para a vida aqui na Aldeia, também qualifica o mesmo para o cotidiano não indígena.
As nossas Escolas estão fazendo a sua parte de incentivar e mostrar os melhores caminhos aos adolescentes Pankararu, mas isso não basta, é necessário a mobilização dos pais, professores e comunidade a contar as histórias passadas e compará-lo com a vida real que, de fato, vivenciamos. E expor na mente de cada jovem que papai e mamãe não irão estar presentes em sua vida em todos os momentos, isto é, chegará o dia em que cada um terá que lutar e trabalhar para sobreviver, independentemente do local que estejam morando.
Acredita-se que a maioria de nossas crianças e adolescentes não tem a compreensão de que os estudos garantem um futuro melhor. Segundo os mais velhos, por não aproveitarem os estudos nos anos anteriores, perderam oportunidades por não saberem ler e nem escrever, essa abordagem é um fato real.
Espero que nossos jovens ao ler esta matéria, tenham uma reflexão de como será o seu futuro e que os mesmos aproveitem bastante os estudos de nossa escola específica e diferenciada.

Israel Pankararu

contatos:
israelpank.indiosonline@gmail.com