A maioria dos pais Pankararu, acham que a Escola é a única responsável em ensinar os seus filhos, onde eles próprios estão deixando de lado o papel de incentivar e acompanhar os seus filhos nos estudos.
A escola é apenas uma ferramenta, ou melhor, um auxílio para o aluno, pois além de preparar o aluno para a vida aqui na Aldeia, também qualifica o mesmo para o cotidiano não indígena.
As nossas Escolas estão fazendo a sua parte de incentivar e mostrar os melhores caminhos aos adolescentes Pankararu, mas isso não basta, é necessário a mobilização dos pais, professores e comunidade a contar as histórias passadas e compará-lo com a vida real que, de fato, vivenciamos. E expor na mente de cada jovem que papai e mamãe não irão estar presentes em sua vida em todos os momentos, isto é, chegará o dia em que cada um terá que lutar e trabalhar para sobreviver, independentemente do local que estejam morando.
Acredita-se que a maioria de nossas crianças e adolescentes não tem a compreensão de que os estudos garantem um futuro melhor. Segundo os mais velhos, por não aproveitarem os estudos nos anos anteriores, perderam oportunidades por não saberem ler e nem escrever, essa abordagem é um fato real.
Espero que nossos jovens ao ler esta matéria, tenham uma reflexão de como será o seu futuro e que os mesmos aproveitem bastante os estudos de nossa escola específica e diferenciada.

Israel Pankararu

contatos:
israelpank.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. OLÁ ISRAEL, PARABÉNS PELA MATÉRIA!
    UMA VEZ QUE VIVENCIAMOS ESSA REALIDADE DA EDUCAÇÃO TOTALMENTE SUCATIADA, MAS FELIZMENTE TEMOS QUE DEIXAR DE LADO ESSE ESTERIOTIPO DE QUE É O FIM DA EDUCAÇÃO PARA TODOS.
    NOSSOS PAIS NA MEDIDA DO POSSÍVEL, PASSOU SEU CONHECIMENTO DE VIDA PARA OBTERMOS NOSSOS OBJETIVOS. CABE CADA UM DE NÓIS, DESENVOLVER NOSSOS CAMINHOS. CAMINHOS ESSES, QUE VAMOS BUSCAR NA ESCOLA DOS BRANCOS, PARA ABSORVE-MOS TUDO QUE ELES TEM DE BOM E DEIXAR O QUE ELES TEM DE MAL PARA ELES MESMO. UMA VEZ QUE ELES ABSORVERAM TODAS NOSSAS RIQUEZAS, NATUREZA, DIREITOS, AS VIDAS DOS PARENTES QUE FORAM VITIMAS DE EMBOSCADAS E MUITO MAIS.
    AGORA VAMOS MATER ESSE PENSAMENTO DE ESCOLA DIFERENCIADA, PARA ELABORAR-MOS ESTRATÉGIAS DE DEFESA CONTRA ESSES GENOCIDAS E ETNOCIDAS.
    EDCARLOS (CARLINHOS FAMILIA DOS MOISEIS)

  2. Excpcional,suas palavras ditas que foram passadas para os leitores de uma forma legívele e entendível.Muito bem,temos q chamar a atenção de alguns pais pois se eles ainda acham isso é hora de acordar e acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos e prepará-los para o mundo q vivemos hoje cheio de barreiras ,dificudades, problemas,emfim ñ vou continuar falando dos problemas do nosso brasil pq são extenços.Bom,foi muito bom vc ter feito esse levantamento sobre chamar a atenção dos jovens pois enfelizmente eles ñ estão sabemdo e muito menos querendo alguma coisa com a vida . Claro q existem ecessão mais a maioria nao estão realmente dando valor as oportunidades q aqui existem.Q por sua vez nao são de se jogar fora.Jovens mais ateção para q ñ haja arrependimentos depois como alguns dos nossos mais velhos
    Aproveitem uma das riquezas da nossa vida com intensidade o “ESTUDO”

    BJOOOOOOOOOOS!!!!

  3. Não é só na aldeia de vocês que esse fato é uma realidade. Delegar exclusivamente à escola a tarefa de educar e ensinar é fato notório em toda sociedade. Pergunto aos meus alunos sobre a participação de seus pais na vida escolar deles. Constato o que já percebia: a maioria não participa em nada ou participa muito pouco. Infelizmente tenho que pedir a eles que cobrem dos pais maior participação, que reclamem deles se não perguntarem sobre a escola e as aulas, os colegas, os professores, etc. Nas reuniões de pais há pouca participação. A escola tem grande culpa nisso pois as reuniões de pais são uma mesmice: reclamações sobre os filhos, entrega de boletins, falatórios desinteressantes e pouca abertura para a participação. Sei que até mesmo a disposição das cadeiras na reunião deve ser em forma de círculo evitando-se transparecer uma figura central liderando ou comandando. Estimular é saber ouvir. Os pais precisam entender que o SABER pode vir da escola mas a SABEDORIA vem da vida.

  4. É MUITO IMPORTANTE ESSE QUESTIONAMENTO DÁ NÃO PARTICIPAÇÃO DOS PAIS PANKARARU NA EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS. AGORA, É IMPORTANTE LEMBRAR QUE ESSE PROBLEMA AFETA TODA A CLASSE POPULAR, PERIFERICA E DO MEIO RURAL DO NOSSO PAÍS.”EU ENUNCIO DA SEGUINTE MANEIRA;DE COMO, QUANTO MAIS SE FALOU EM DEMOCRACIA NO INTERIOR DA ESCOLA, MENOS DEMOGRATICA FOI A ESCOLA”.SAVINE, DERMEVAL(2005:37).AQUI ESTÁ UMA FRASE DESSE FILOSOFO DA EDUCAÇÃO DA (UNICAMP).A ESCOLA JÁ MAIS DEVE SE FECHAR EM SI PROPIA, POIS ASSIM CORRE O RISCO DE NÃO FASER O SEU PAPEL QUE É DE FACILITAR E DE CRIAR MECANISMOS QUE LEVE SEUS PASSEIROS AO CONHECIMENTO PLENO.A ESCOLA DEVE SER FORMADA DE CONJUNTO E NESSE CONJUNTO TODOS DEVEM SER VISTOS COMO ELEMENTOS IMPORTANTES E POR MAIS QUE TENHAMOS CONHECIMENTOS ACADEMICO ISSO JÁ MAIS DEVE SER USADO COMO FORMA DE PODER EM RELAÇÃO A QUEM NÃO TEVE.A NOSSA ESCOLA INDIGENA E NÃO INDIGENA POPULAR TEM QUE FASER COM QUE OS PAIS TOME GOSTO COM O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE SEUS FILHOS E ESCOLA FAZ O CONVITE AOS PAIS PARA PARTICIPAR DE ENCONTROS NA ESCOLA LÁ DEVERÃO SER APRESENTADO OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS, FICAM PRA QUANDO OS PAIS ESTIVEREM MAIS INTIMO DA ESCOLA SE NÃO TODAS AS REUNIÕES SERÃO CHATAS E ESTARAM VASIAS DOS PAIS.UM ABRAÇO CARINHOSO A TODOS.

  5. Concordo plenamente com tudo que está sendo dito. A civilização tida como moderna tem apresentado o grande erro de não dar atenção aos pais e aos mais idosos, uma prática que sempre foi utilizada pelos mais antigos povos do mundo. Isso nos tira a referência como povo e como gente mesmo. Tanto as civilizações indígenas como as civilizações orientais (japoneses, chineses etc.) apresentavam uma grande evolução neste sentido porque os mais velhos eram sempre ouvidos e eram com eles que estavam os segredos das experiências de vida. A escola é um elemento bastante importante, mas como complemento da educação que recebemos dos nossos pais e entes queridos que têm mais idade e experiência.

  6. oi parabés pela a sua matéria eu gostei dela porque aque na aldeia pataxó hã hã hãe tabém é assin…
    continui fasendo matéria que eu senpre terei o praser de ler.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here