Com o decorrer dos tempos vemos as novas gerações de jovens indígenas se distanciarem de seus propósitos como um todo, parecem ate esquecerem de suas raízes, de seus verdadeiros valores em suas aldeias. O jovem é peça chave dentro de sua comunidade, desde que ele tenha o conhecimento da sua importância para com o seu povo, é ele o responsável de transmitir, todo o conhecimento para as demais gerações futuras de jovens.
Temos exemplos da força jovem quase em todas as aldeias, de todo Brasil, tem Caciques jovens, pagés, advogados, doutores e jovens que vêem se destacando em diversas áreas tanto de conhecimento indígenas como profissionais que é seu lugar de direito, os jovens vêem se destacando aos poucos, fazendo valer seus direitos, tendo vez e voz dentro de suas comunidades tomando a frente dos assuntos que dizem respeito ao futuro de seu povo buscando o melhor, como verdadeiros líderes.
“Eu mesmo me sinto um líder em minha aldeia apesar de não ser mais jovem, mais sou jovem de espírito, e por isso sinto-me no direito de lutar pelo meu povo e buscar melhorias e algo que venha trazer beneficio para minha aldeia com o apoio de meu povo” meu nome é Noberto Manoel da Silva, tenho 31 anos, sou casado, sou um guerreiro Pankararu, sou importante para minha aldeia meu povo, eu sou a continuação da história do povo Pankararu.

Noberto (Cõanpank)
coan@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. COAN:
    CONCORDO COM VOCE… TO COM 37 É TAMBEM ME CONSIDERO JOVEM… PENSO E TRABALHO POR UM FUTURO MELHOR PARA TODOS. MAS TAMBÉM ME CONSIDERO ADULTO, PORQUE JA OLHEI, CAMINHEI E SENTI UM POUCA NA VIDA. O IDEAL, ACHO EU, É QUE AS GERAÇÕES POSSAM SE ABRAÇAR E CONSTRUIR JUNTAS. O FUTURO PRECISA DO SONHO DO JOVEM, DA MATURIDADE E EQUILIBRIO DE UM ADULTO, PRECISA DA EXPERIENCIA DOS MAIS VIVIDOS. UMA COMUNIDADE É ASSIM, TODOS JUNTOS, FAZENDO AQUELE GRANDE INDIO DO QUAL NHENETY FALA, ESSE AI É COMPOSTO POR TODOS, DA CRIANÇA RECEM NASCIDA ATE O MAIS IDOSO, CADA UM APOTANDO A SUA PARTE.
    ACHO MUITO BOM QUE ESTEJAM SE FORMADO GRUPOS “JOVENS”NAS ALDEIAS, E QUE PESSOAS COMO VOCE, ALEX, FERNANDO ESTEJAM ACOMPANHANDO. FICO MUITO FELIZ QUANDO VEJO UM VELHO CONTANDO COISAS PARA UMA CRIANÇA. QUANDO VEMOS AS GERAÇOES SE NUTRIREM, SE ALIMENTAREM, AS UMAS DAS OUTRAS…
    GOSTARIA, QUE VOCE FOSSE PENSANDO… QUAL OU QUAIS SAO OS PROJETOS, QUE A TEU VER PANKARARU PRECISA, E ESPECIALMENTE EM QUAL OU QUAIS DELES VOCE GOSTARIA COMEÇAR, TENTAR A RABISCAR UM PROJETO. REFLITA SOBRE ISSO, VAI JOGANDO AS IDEIAS NO SEU CADERNO, QUE AGENTE VAI COMETANDO E AJUDANDO VOCE… ENCAMINHANDO O PROCESSO.
    FORÇA JOVEM PARA VOCE!
    E QUE A LUZ DA EXPERIENCIA TE GUIE!

  2. norberto Coãnpank parabéns em sua matéria considerando a realidade de Pankararu, os jovens assumirão o seu tempo na tribo de acordo com a conjuntura local. Atenciosamente Nhenety.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here