A IMPORTÂNCIA DO CACIQUE

0 101



José Auto dos Santos 54 anos mais conhecido como Zé de Narciso. Cacique do povo Pankararu, a sua função como Cacique, é dar assistência ao seu povo, tanto fisicamente, como espiritual. Hoje Zé de Narciso, está se relacionando muito com a questão social, do povo Pankararu, e trabalhando junto com o Pajé Miguel Binga, lideranças e o Movimento Jovem, para obter melhorias, de tudo que envolve o povo Pankararu.
Os Caciques e os Pajés, todos vem de famílias chamãns (pessoas que tem contatos espirituais), sendo assim, todos os Caciques e Pajés Pankararu, tem que ser um chamã, ou pertencer a famílias de chamãns, e respeitar os costumes e leis de cada aldeia Pankararu. Sendo assim quando um Cacique não corresponde, a sua função e deixa a comunidade perde batalhas, os chamãns o dispensa e coloca outro escolhido.
O primeiro Cacique do povo Pankararu foi Narciso Pedro dos Santos, que é o pai do atual Cacique Pankararu, há muito tempo atrás, na época que existia jagunços, que trabalhavam para os fazendeiros, que queriam se apossar de nossas terras, e os cangaceiros de lampião, que entravam em nossas terras para se, esconder e militar nossos índios para o cangaço. O Cacique era fundamental, para articular seus guerreiros, e lutar para que essas pessoas de má conduta, não manipulassem o povo Pankararu, e nem tomasse as suas terras. E través disso ouve grandes batalhas entre índios e não índios, pela permanência nas terras, então ao longo do tempo o povo Pankararu, vem lutando pela permanência em seu território.
Nos tempos de hoje não é diferente, pois ainda existe vários entruzões, nas terras Pankararu, e o atual Cacique, está lutando para que a área Pankararu seja novamente habitada só pelo povo Pankararu. Mais infelizmente existe, alguns entruzos que se recusam a sair, das terras Pankararu, mesmos as terras já serem homologadas e demarcadas, mas como os tempos são outros, nosso atual Cacique, tenta buscar pacificamente, junto aos chamãns e lideranças do povo Pankararu, uma solução para que o povo Pankararu indenize os entruzões e retomem, e obtenha o direito de viver em suas próprias terras.

Soraia Maria de Jesus.

SEM COMENTÁRIOS

Partilhe um comentário