O resgate da cultura em nossa aldeia vem acontecendo, mas estamos precisando também resgatar alguns “valores indígenas”. Perdemos muita coisa de nossa cultura, claro que resgate da língua, pintura dentre outras coisas, é importante, mas também temos que dar atenção aos nossos antigos valores, que, dentre os mais importantes considero o respeito pela nossa mãe terra. Cuidar daquilo que nos fornece a vida é um grande passo para darmos continuidade ao nosso resgate cultural, pois sem cuidar da nossa terra, onde vamos viver como índios no futuro? Esses valores são o que tem de mais importante na cultura de nossos antepassados. São valores que também tratam do respeito uns pelos outros e não nos faltam exemplos nas nossas histórias e em nossos mitos. Para que exemplo melhor que o do Curupira ou do Saci? Eram espíritos guardiões da mata.
Aparentemente parece fácil, mas o ser humano é egoísta e faz muito aquilo que parece ser melhor para ele. Nos índios também não somos livres disso e aprendemos muita coisa errada no contato com outros povos. Hoje sabemos o que é ganância, egoísmo e desrespeito com a natureza e uns com os outros.
Sabemos que tudo que fizermos com a mãe natureza cairá em cima de nós, pois ela nos fornece o necessário para nossa sobrevivência, mas nós estamos pegando muito além do que precisamos para nossa sobrevivência. Antes não fazíamos isso, mas podemos voltar a agir como antes. Também sabemos o mal que causa ter mais do que precisamos, principalmente quando tiramos de outros que também precisam. Nossos antepassados não agiam assim. Dessa forma, destruindo cada vez mais a natureza, e nos tratando com essa crescente falta de respeito, se deixarmos para resolver no futuro, quando formos tentar já não conseguiremos mais resolver. E o mais difícil de entender em tudo isso é que muitas pessoas no mundo já perceberam que a “maneira indígena” de viver e ver o mundo é mais harmônica que qualquer outra, enquanto que muitos de nós indígenas estamos abandonando o que sempre foi nosso. Se continuarmos a copiar formas erradas de nos comportar, que destino será que vamos dar para a história de nosso povo?

Olinda Muniz

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Muita profundidade no seu texto.
    Infelizmente tuas palavras não tem a repercussão que ela merecem.
    Na sua simplicidade estão as coisas que realmente estamos precisando. Li um outro artigo do site e concordo que tem muitos não indios , talvez mais que voces pensam que os respeitam e gostariam que as suas tradições e valores fossem resgatadas para que nós pudessemos aprende-las e po-las em pratica.
    Voces tem muito a nos ensinar e gostaria muito de aprender com voces das suas tradições e valores.
    Gostaria da sua permissão para divulga-la
    Carlos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here