A imbuzada é uma das principais comidas tradicionais Pankararu. É um dos pratos mais especiais, porque vem de geração a geração.
O Imbu è uma fruta de muita importância, no mês de festejo do ritual, das Corridas do Imbu, porque são com os umbus, que os Pankararu, fazem uma imbuzada, para terminar esse ritual, todos com muita alegria e satisfação para esperar o próximo ano.
Esse prato é fácil de se fazer, precisa-se apenas do imbu, açúcar, leite e o coco, algumas pessoas não conhece o imbu, mas ele é uma fruta muito parecida com a siriguela, mais tem uma diferença que o imbu, é mais grosso no tamanho do que a siriguela.
Para se fazer uma imbuzada, você pega os imbus verdes, lava e coloca em uma panela grande, cheia de água, e depois coloque no fogo, e deixe cozinhar bem, depois retire do fogo, deixe esfriar, e depois machuca que vai ficar semelhante a uma papa, retire alguns caroços, e coloque os ingredientes, mexa até se uni com os imbus.
O imbu é importante, ele quem é flechado, nesse ritual, por isso, o imbu é o símbolo do ritual das Corridas do Imbu, de Pankararu.
Os indios pankararu mais velhos, contam que quando è chegado o tempo das Corridas do Imbu, se as pessoas acharem um umbu com um buraco redondinho, elas não podem chupar, porque se chuparem, elas podem ficar doentes, e até demorar a ficar boa de saúde. Mais para não ficar muito doente, elas tem que ter muito cuidado quando for chupar um umbu, porque neste buraquinho do umbu, foi feito pelos caboclos que vivem nas matas, e que não gostam de ser desobedecidos. Pode ser criança, adulto ou qualquer pessoa.

Soraia

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here