Ela me contou sobre os limites das terras indígenas e a homologação das terras da aldeia Entre Serras da etnia pankararu conta dona Ilda que “há mais de cinco anos, que eu com meu povo, estamos nessa luta por essas terras, alguns acreditava que nós íamos conseguir, outros diziam que nunca nós conseguiríamos essas terras.
Mais nunca desestimo sempre lutamos com fé, que conseguíamos vencer essa batalha.” Hoje já vemos alguma coisa, não foi muito, mais já temos um pouco em mãos.
Mais se continuamos lutando com essa fé que temos, nós vamos conseguir tudo que desejamos, pois há mais de cinco anos que nós estamos lutando por essas terras agora que viemos ver um pouco do resultado de nossa lutar, ainda mais para vencer essa batalha completa. Há muito tempo que o povo pankararu da aldeia Entre Serras luta por estas terras que à muito tempo havia sido demarcadas mais nunca formalmente na justiça, sabemos também que o governo tem um partilha de culpa por viverem adiando as demarcação das terras que dar um total de mais de 6.000 hectares, onde partes dessas terras eram ocupadas por poceiros, onde deveria ser ocupadas por índios.
Pois com essa conquista temos a certeza de que teremos taras para trabalhar e tirar nosso meio de sobrevivência.

Rosivaldo dos Santos
Eronaldo Batalha
no dia 23/01/2007.

e-mail: rivaldopank@uahoo.com.br
sanpank@yahoo.com.br

.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. parabéns pela matéria, foi muito luta é essa batalia que ainda não terminou principalmente essa guerra por direitos um deles nossas terras.Mas aos poucossei que iremos conseguir conquista-los.

  2. Rosivaldo e Eronaldo,viram que a persistência de dona Ilda truxe algo que vcs vão lembrar para sempre,com sua fé de que ela e outros conseguiriam de volta suas terras que era por direito de vcs nunca dexistiu de lutar.
    Foi essa fé que devolveu uma nova maneira de se ver as coisas,por isso que se vcs se unirem em prol de algo que seja para o bem de sua comunidade pode ter certeza que iram coseguir atigir todos seus objetivos!
    A união faz a força meus caro e vcs tem tudo para serem fortes,pois são querreiros que lutam por justiça,está aí conquistaram o que se parecia em possível as terras são de seus verdadeiros donos!!
    Parabéns pela matéria, porém vejam outras materias de seus parentes onde eles também lutam por isso e alguns ainda não conseguiram mas pode ter certeza que vão conseguir,dar um apoio é muito bom faz bem a alma!!!
    Um abraço!
    Lian!!!!!!!!!!

  3. Parabéns pela bela materia,se vocês querem terras porque vocês não trabalhão nas que tem?
    Pelo que eu sei,as terras em questão foram doados pelos “Pankararus” a Nossa Senhora da Saúde,vocês não temem a justiça divina?.Quer dizer que este é o tipo de fé que vocês tem,tirando pessoas de suas casas,onde a maioria já tinham descedente a mais de 150 anos?Nossa Senhora da Saúde tem poder que vem de Deus e a justiça d’ELE pode ate demorar mais nunca falha!

  4. Muito bonito o pensameto de dois jovens que conpreende a luta de uma grande liderança que e a caciqua Ilda de Entre Serras Pankararu.luta que ven sendo trava a mais de 40 anos depis que esta terra ficou fora da demarcação antiga de pankararu começou aluta por Entre serras com as liderança que na época erão formadas pelo respeitado pagé joaquim serafim e o enesquecivel cacique João Tomáz. E sabe-se que hoje nos indigenas de Entre Serras nao estamos espusando ninguem e sim reconquistado o que jaera nosso a mais de 600 anos atras e que soficou fora a cidade de tacaratu porque os nossos velhos doaram anossa senhora da saúde e não os invasores de nossas terra sagradas!

  5. Muito bonito o pensameto de dois jovens que conpreende a luta de uma grande liderança que e a caciqua Ilda de Entre Serras Pankararu.luta que ven sendo trava a mais de 40 anos depis que esta terra ficou fora da demarcação antiga de pankararu começou aluta por Entre serras com as liderança que na época erão formadas pelo respeitado pagé joaquim serafim e o enesquecivel cacique João Tomáz. E sabe-se que hoje nos indigenas de Entre Serras nao estamos espusando ninguem e sim reconquistado o que jaera nosso a mais de 600 anos atras e que soficou fora a cidade de tacaratu porque os nossos velhos doaram anossa senhora da saúde e não os invasores de nossas terra sagradas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here