desde quando os padres capuchim e santa clara chegaram à aldeia para catequizar os índios, apartir daí, todos se consideravam católicos, no ano 1500, todos os índios sabia o que era a lei de Deus, pois para eles, a lei de Deus era a lei da natureza. A primeira missa realizada em pankararu, pelos padres capuchim e santa clara como eram conhecidos pelos indos pankararu, a missa foi realizada na serra, que hoje é conhecida como serrote da missão.
Ante dos padres morrerem, eles deixarão umas cruz enterrada na ladeira que se chama ladeira da cruz, deixarão uma missões para os índios catequizados, fazer suas penitenciai em tempo de quaresma, índios e índias, deixou também como obrigação, irem todos os dias para capela onde reunião – se para o catolicismo e rezarem o oficio de nossa senhora imaculada no período de quaresma. Com o passar do tempo, construíram uma igreja e colocaram com padroeiro santo Antonio, começaram a rezar novenas, durante o mês de junho, realizando 13 noites de novena em homenagem ao padroeiro.
À medida que os índios iam tendo conhecimento do catolicismo, perceberam que o mês de maio era considerado, o mês de Maria. E o mês de agosto era o mês de nossa senhora da boa morte, como os padres haviam ensinado para eles, deixou dito também que o mês de maio rezaria o terço de Maria, e em agosto o rusario de nossa senhora da boa morte. Em pankararu era dificio aparecer padre e quando as mães queriam batizar seus filhos em casa, chamava o índio Zé pereira para batizar, pois tinha conhecimento da palavra de Deus entre os índios catequizados, apartir daí foi virando costumem batizarem os filhos em casa.
Mais com muito tempo depois foi entrando povos não índios em pankararu, e foi mudando os costumem dos índios, foi mostrando as leis dos evangélicos e alguns índios estão deixando de ser católicos, para serem evangélicos, mais até hoje os índios estão seguindo a lei de Deus a lei da natureza.

ERIKA
e-mail: erikapank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here