Desde 1994 uma grande, guerreira Pankararu Elisa Urbano Ramos, iniciou uma grande caminhada, por uma educação de qualidade, em seu povo. Ao passar em um concurso para professores, na cidade de Tacaratu – PE, participou pela primeira vez, de um seminário, sobre a educação escolar indígena, então ela começou a sua militância, no movimento escola indígena.
E em 1999 o Conselho Nacional de Educação, lançou uma proposta, de estadualização, das escolas indígenas do Brasil. Então em Pernambuco criamos COPIPE – Comissão de Professores Indígena em Pernambuco, cujo Elisa se tornou, um dos membros mais importantes, pelo seu conhecimento pedagógico, e por sua vontade insaciável, em busca de uma educação de qualidade, para os povos indígenas. E assim começaram a reivindicar, a o Governo de Pernambuco a Estadualização, das Escolas Indígenas, conforme dizia a lei em Agosto de 2002, a publicação saiu no diário oficial de Pernambuco.
As escolas indígenas, alcançaram varias estadualizações, mas o que considera de grande importância, foi à unidade administrativa, que nos deu um norte maior para, reivindicar nossos direitos.
Pensa para o futuro, das escolas indígenas, uma escola de qualidade no ensino, de aprendizagem nos valorizando, o ser Pankararu uma escola que caminha junto, com o crescimento do povo Pankararu.

Soraia Maria de Jesus.