Os primeiros Pankararu moravam antigamente na aldeia Brejo dos Padres, há então chamada Tacaratu; saíram dela porque doaram as terras para nossa Senhora da Saúde, mesmo depois sentindo falta das terras fartas. Muitos Pankararu continuaram a morar na recente Tacaratu, e os demais foram para Gloria (uma cidade da Bahia), muitos começaram a trabalhar na cidade onde tiveram as suas primeiras colheitas de morocondô (lagartas de mandioca usada como refeição pelos Pankararu).
Vieram muitos senhores de engenho um deles foi Antonino, que tinha um índio como amigo, e deu uma sugestão de fazer um logrador (um tipo de abtate onde todos podesse se reunir novamente), com isso conseguiu reunir em pouco tempo todos os Pankararu, e assim os brancos começaram a se aproximar. Os Pankararu para fazer suas festas do imbu, tinham que colher os imbus nas serras (a então chamado povoado caldeirão), para dá inicio as festividades.
No ano de 1935 Dr. Carlos Estevão, veio fazer uma analise para ver se existiam índios por aqui, ele perguntou onde era realizada, a festa religiosa, os Pankararu afirmaram, que era no terreiro do poente, e com um cavador (ferramenta de cavar a terra), começou a cavar no meio do terreiro para confirmar que eles dançavam. Existia a semente (Pajé, Cacique, e Capitão), e assim mandaram chamar o índio João Moreno o primeiro capitão Pankararu, apresentando ao Pajé Serafim e o Cacique Narciso Pedro. Ficando assim quatro terreiros que são: O terreiro nascente, o terreiro poente, o terreiro do norte e o terreiro do sul.

João Paulo da Silva Santos.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá,boa noite á todos.
    adorei o post e gosto muito de historias indigenas.Por coincidencia comentei esta historia com um senhor amigo meu e ele ficou fascinado,me disse que é descendente dos pankararus de brejo dos padres.Separou-se de seus familiares em 1955 vindo morar no paraná,e nunca mais teve noticias e então emocionado começou a chorar.Me comovi e então resolvi ajuda-lo pedindo ajuda á quem puder me dar dicas p/ pesquisar e encontrar seus irmãos.MEU E-MAIL nelsongua@sercontel.com.br
    Sou de londrinaPR.
    AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE
    NELSON.

  2. Olá

    Gostei do post!!!!!
    Quero conhecer mais sobre eles pois meu avô era de lá…
    Mas não tenho muito conhecimento…
    E com certeza vou procurar meu parentes por lá…

    Sou de São Paulo, mas minha vô é de Alagoas…

    Mas desde de já parabenizo pelo post…

    até mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here