Nós Pankararu, temos uma grande fé na natureza e na força que ela nos dar para suportar nossas dificuldades como povo guerreiro que somos.

Temos uma cultura, que vem de mais de um século, deixados pelos nossos ancestrais, nossos ancestrais acreditavam na cura quando se disciplinavam, no ritual, mais conhecido hoje como, “a dança do cançanção”, onde nós pankararu dançamos com o cançanção, conhecido por algumas pessoas como (urtiga) dançamos com ele nas costas para nos disciplinar, purificar o corpo e a mente.

Exemplo de toda essa fé e força da tradição e cultura pankararu, é o índio Fernando Monteiro (ATIÃ), que desde sempre buscou em seus conhecimentos, fortalecer a cultura pankararu, sempre procurou conscientizar o jovem da importância de dos valores tradicionais, mantendo a sua identidade como verdadeiros pankararu.
Ele busca também o entendimento entres índios e não índios para que possamos viver em amônia e em paz.

Sabemos que é possível só depende de nós seres humanos que temos a capacidade de raciocínio e seguir o caminho certo para um mundo melhor.

Essa é a força que o índio Pankararu busca na natureza nativa e na natureza humana, o entendimento entre os povos, independente de raça, cor, cultura, religião ou nação.

Noberto (Cõanpank)
coan@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. a cultura de um povo é fundamental para o emrequecimento de suas tradiçoes.Opovo pankararu esta de parabens por ter imagens tao bonitas.continuem sempre assim.

  2. Realmente , nossa cultura tradicional é muito bonita e bastente simbolica. E muito importante cada indio pankararu participar e apreciar sua beleza

  3. Pois é realmente voce está certo sem nosso cultura é fundamental para cada um de nosso,por nossa cultura é tradicional é muito bonita e bastante simbolica , é muito importante para cada aldeia .
    parabéns NOBERTO que tupã te ilumine te abreçoe te de muita paz ?

  4. A cultura pankararu, especialmente falando, é mt rica e bela,é única e especial…as tradições são passadas a cada geração, o q garante o fortalecimento espiritual do Ser Pankararu.

  5. parentes sou indio aqui do xingu Mt quero dizer aqui pra vcs que não temos que baixar nossa cabeça pra nada. Nossa cultura e nossa vida ,nutereza e nossa mãe, vamos lutar muito..

  6. adoro ver todos voces, nem que seja pelo site, pois é uma forma de estar junto. o que sinto se resume em uma só palavra: SAUDAES! e voces são o meu orgulho, um abraço para vc primo Atiã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here