Nós Pankararu, temos uma grande fé na natureza e na força que ela nos dar para suportar nossas dificuldades como povo guerreiro que somos.

Temos uma cultura, que vem de mais de um século, deixados pelos nossos ancestrais, nossos ancestrais acreditavam na cura quando se disciplinavam, no ritual, mais conhecido hoje como, “a dança do cançanção”, onde nós pankararu dançamos com o cançanção, conhecido por algumas pessoas como (urtiga) dançamos com ele nas costas para nos disciplinar, purificar o corpo e a mente.

Exemplo de toda essa fé e força da tradição e cultura pankararu, é o índio Fernando Monteiro (ATIÃ), que desde sempre buscou em seus conhecimentos, fortalecer a cultura pankararu, sempre procurou conscientizar o jovem da importância de dos valores tradicionais, mantendo a sua identidade como verdadeiros pankararu.
Ele busca também o entendimento entres índios e não índios para que possamos viver em amônia e em paz.

Sabemos que é possível só depende de nós seres humanos que temos a capacidade de raciocínio e seguir o caminho certo para um mundo melhor.

Essa é a força que o índio Pankararu busca na natureza nativa e na natureza humana, o entendimento entre os povos, independente de raça, cor, cultura, religião ou nação.

Noberto (Cõanpank)
coan@indiosonline.org.br