Antigamente muito índio tiveram que enfrentar varias dificuldades para estudar, embora tenha valido a pena .
Os outros não acreditaram que iriam vencer , e acabaram desistindo para trabalhar se não quisessem morrer de fome pois naquela época era muito difícil para nós , éramos muito descriminados .
Hoje ainda existe muitos índios analfabetos que para ter o seu sustento tem que explorar a nossa natureza , pois eles não tem outra opção a falta de estudos impedi que eles possam arrumar algum emprego e assim os obrigando desmatar a nossa mata para vender a uma padaria da cidade.
Na parte onde está localizado o nosso ritual está proibido a tirada da madeira verde embora isso não tenha justificação mais é muito difícil para um pai ver chegar a noite e seu filho pedir um pão e você poder dar .
Espero que algum dia eles se conscientizem do que estão fazendo e decidam ajudar o meio ambiente

yarw[yarw.indiosonline@gmail.com]

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. muito inportante sua materia,eu também espero que eles arrume outra coisa para
    sustenta sua familia e pare de desmatar nossa mata
    e que essa juventude estudo muita pra depois não tar quer fazer
    isso também.

  2. Parente, muito boa sua matéria, vem demonstrar o quanto a invasão do nosso território com fins de exploração provocou, foi a maior violência que se praticou até hoje, pq são 508, que nós estamos sendo mortos por atitudes daqueles que só conseguem enxergar o lucro em tudo aquilo que eles colocam às mãos.
    Quanto ao analfabetismo, nós, não somos analfabetos, e sim ágrafos, quer dizer, não possuímos e escrita, nossa forma de comunicação era somente, oral, hoje, somos obrigados sim a aprender a ler e escrever, assim como utilizarmos a tecnologia digital para nos defendermos. Eles sim, que são analfabetos, se não aprenderem a ler e escrever, porque faz parte da cultura deles, foram eles que desenvolveram essa técnica de comunicação, existe, acredito que só fizeram aperfeiçoar, porque, até mesmo aqui em nosso continente existiam povos que faziam uso dos chamados de heliogrifos, ou seja, traçavam em pedras alguns sinais q serviam de comunicação entre eles. Dentro dessa perspectiva não podemos ficar constrangidos quando não sabemos escrever o português corretamente, mas, devemos nos aperfeiçoar devido nossa necessidade de se comunicar melhor, e saber quais são às reais pretensões em relação ao nosso Povo. Não devemos esquecer que fomos submetidos ao regime dos dominadores, que insistem em chamar de conquistadores, ou colonizadores

  3. O texto é um texto!
    Mas sabemos que a descriminação não acabou, ainda existe e muito. Hoje tem sim muita diferença de antigamente, se nós indios ainda tiramos da natureza ´e pra sobreviver, não é exploração.O que nós mais novos temos que fazer é estudar, conhecer o nosso novo mundo, o qual nossos mais velhos muitos não tiveram oportunidade!Que é um vergonha não pra nosso indigena mais simm pra as autoridades competentes. não acham? Então o texto deveria ser mais claro! Mas valeu a pena! espero que todos comem e bebes sem tira um só cipó da nossa floresta! Awerê

  4. yarw
    Bonito nome!! Que significa?
    Sua materia é muito interessante, ele me faz pensar no ciclo da pobreza… na dificuldade de quebrarmos esses ciclos…. CONTRASTES…PARADOXOS….

    Bom…entendo seu ponto de vista…de que o cidadao corta a maderia para dar o pao de seus filhos…mas..ainda assim…..cortar a maderia do OURICURI nao é legal!!!!
    Temos que pensar em alternativas….
    Porque se deixarmos….pela necesidade dos filhos dele…os 2.000 indios que frequentam o OURICURI ficarao como? sem mata?

    Imagine…existem hoje milhoes de pessoas com fome… e sem trabalho….Eles podem ir todos para a Amazonia e cortar madeira e vender..Terao trabalho, dinheiro e nao passaro mais fome….Mas…Um ano depois nao terão mais trabalho e a fome aumentara para muitos na terra!!! E a necesidades de agua e de oxigeno aumentara muito nao só para esas pessoas mas como para todos os Habitantes do Planeta!!!!
    O que esse senhor faria se a padaria amanha fota um forno eletrico ou a gas?
    Pois bem…tem que com urgencia…ajudar a encontrar uma saida para ele….Mas ele é só um exemplo..Ele é um de muitos no nosso sistema PODRE, ridiculo….. Como nao podemos resolver tudo de vez….Vamos pensar ALTERNATIVAS para ese caso e outros parecidos que ha na tua aldeia….

    Fazam uma RODA..LISTEM as alternativas….sem censurar nenhuma ideia… quanto mais criativa melhor…pensar nas obvias e nas que para alguns são chamadas de utopia…listar todas..todas mesmo…e o grupo chamar o cara para ler a lista de ALTERNATIVAS apar ver em qual ele pisca o olho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here