No ano de 2002 nós índios da aldeia Pataxó Hãhãhãe tivemos um ensino melhor pois nós conseguimos uma escola na nossa aldeia com transporte para nos levar até ela. Facilitando a caminhada grande até o colégio da cidade de Pau Brasil que fica há mais de 5km da nossa aldeia, e alem disso sofremos muito racismo na cidade.

Graça a nossas escola desde 2002 pela amanhã nós tínhamos o ensino fundamental I e pela tarde o ensino fundamental II, e partir de 2007 nós já temos o colégio completo com ensino médio.

No nosso colégio nós temos: sete sala de aula com ventiladores, biblioteca, uma sala de informática, cantina, secretaria, diretoria, sala dos professores, banheiros masculino e feminino, um grande pátio e uma quadra poli esportiva, além de termos mais de dez professores indígenas que nos ensina todas disciplinas.

Graças a isso nós melhoramos a nossa ortografia aprendemos informática um pouco melhor da nossa historia, a importância de praticar atividades físicas e outros.

Eu Edivan sou aluno do colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru Paraguaçu estudo o 1º grau do ensino médio e estou muito satisfeito com o resultado da educação que o colégio oferece.

Então para mim poder observar o efeito que nossa colégio esta surtindo entrevistei uma aluna que estuda no mesmo colégio de nome Eliane Costa Cardoso que estuda o 2°grau do ensino médio pela tarde o seu nome Indígena Ekthiamani (Sereia).

A mesma disse que nós desenvolve-se bastante através deste ensino em que os professores nos traz um conhecimento melhor, ou seja novos assuntos, pois eles nos ajuda a desenvolver ate mesmo a nossa cultura e com este aprendizado possamos passar para outros índios o nosso conhecimento e aprender algo melhor, mostrar que conhecemos o nossos diretos assim como diferentes povos sendo eles índios, brancos, negros.
Podemos assim trazer algo melhor para nossa aldeia e desenvolver-se o nosso colégio a cada vez mais em busca de um futuro melhor de alto conhecimento para nosso povo.

Edivan Pataxó Hãhãhãe

edivanmiixx@hotamil.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. parabéns percebe-se o quanto nossa comunidade se desemvolveu e tbm o quanto ainda ela pode melhorar……..

  2. Edvan parabens, pelo seu desempenho em relaçaõ ao nosso colégio, e pela belicima visão que vc tem. olha ,vejo o quanto vc é interessado em questão de uso do nosso centro cultural, quero que saiba que é de pessoas com esses argumentos para fazer parte da nossa equipe, pois enquanto agente ver pessoas querendo nos derrotar, fazendo criticas do nosso trabalho, agente ver tambem aquelas pessoas que sabe da compertencia do que podemoss fazer para melhorar a qualidade de ensino para nosso povo.
    Edvan, que pena que vc não quis participar da reunião do centro na quarta feira, precisamos muito de vcs e de pessoas que realmente queira nos ajudar, agente vai organizar o nosso centro, formando novamente uma equipe de agentes culturais, pois quando agente quer , agente consegue.
    comtamos com vc. parabens.
    edmar

  3. gente se auguem da audeia puder entrar em contato com migo porfavor que entre epara me ajudar a fazer um trabalho sobre a audeia poi o meu professos de geografia me pedio um trabalho sobre uma aldeia indigina e eu resouvi fazer sobre essa aldeia pois a minha bisa vó mora ai e eu gostaria de fazer sobre a cultura dela de vcs então me ajuden fazer esse trabalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here