No ano de 2002 nós índios da aldeia Pataxó Hãhãhãe tivemos um ensino melhor pois nós conseguimos uma escola na nossa aldeia com transporte para nos levar até ela. Facilitando a caminhada grande até o colégio da cidade de Pau Brasil que fica há mais de 5km da nossa aldeia, e alem disso sofremos muito racismo na cidade.

Graça a nossas escola desde 2002 pela amanhã nós tínhamos o ensino fundamental I e pela tarde o ensino fundamental II, e partir de 2007 nós já temos o colégio completo com ensino médio.

No nosso colégio nós temos: sete sala de aula com ventiladores, biblioteca, uma sala de informática, cantina, secretaria, diretoria, sala dos professores, banheiros masculino e feminino, um grande pátio e uma quadra poli esportiva, além de termos mais de dez professores indígenas que nos ensina todas disciplinas.

Graças a isso nós melhoramos a nossa ortografia aprendemos informática um pouco melhor da nossa historia, a importância de praticar atividades físicas e outros.

Eu Edivan sou aluno do colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru Paraguaçu estudo o 1º grau do ensino médio e estou muito satisfeito com o resultado da educação que o colégio oferece.

Então para mim poder observar o efeito que nossa colégio esta surtindo entrevistei uma aluna que estuda no mesmo colégio de nome Eliane Costa Cardoso que estuda o 2°grau do ensino médio pela tarde o seu nome Indígena Ekthiamani (Sereia).

A mesma disse que nós desenvolve-se bastante através deste ensino em que os professores nos traz um conhecimento melhor, ou seja novos assuntos, pois eles nos ajuda a desenvolver ate mesmo a nossa cultura e com este aprendizado possamos passar para outros índios o nosso conhecimento e aprender algo melhor, mostrar que conhecemos o nossos diretos assim como diferentes povos sendo eles índios, brancos, negros.
Podemos assim trazer algo melhor para nossa aldeia e desenvolver-se o nosso colégio a cada vez mais em busca de um futuro melhor de alto conhecimento para nosso povo.

Edivan Pataxó Hãhãhãe

edivanmiixx@hotamil.com