A EDUCAÇÃO DE ANTIGAMENTE

6 21

Antigamente a educação pankararu se procedia embaixo das árvores que os alunos usavam o carvão e o próprio chão para escrever, não havia um ensino continuo planejado e sistematizado com professor e especialistas, nossos pais tios e os mais velhos eram os professores, nossos povos sempre tiveram interesse em estudar e aprender um pouco a mais, mais algumas famílias discordavam por pensa que os filhos só serviam para trabalhar em roças onde tiravam suas subsistências
Os antepassados enfrentaram difíceis situações que convertiam as crianças, jovens e adultos, a deixar por si mesmo de estudar e recomeçar uma história como agricultor, para os mais velhos a cultura era mais importante que os estudos.
Com ao passar do tempo com a escola tradicional chegaram os professores não índios. Alguns introduzidos pela FUNAI para morar dentro de nossa aldeia trazendo um ensino muito limitado, baseado no estudo codificado muito, muitos dos nossos povos freqüentaram está escola até conseguir escrever seu nome e abandonam, outros chegavam a concluir a quarta série primaria que logo era adotado como novo professor. O sistema de ensino de antigamente era muito diferente do de hoje.

Ednapank
Edna.ghata@hormail.com

Artigos similares

0 76

0 74

6 comentários

  1. olá boa tarde, eu queria uma informação, eu sou professora da educação infantil e gostaria muito de poder me especializar e dar aula em aldeias, existe algum curso que eu possa fazer ou algo do tipo?
    já tentei contato até com o MEC mas nao obtive resposta…obrigada

Partilhe um comentário