Com grande sentimento nós pedimos a Tupã que ilumine este guerreiro para nos da fortaleza na luta da nossa terra e autonomia e harmonia, fazendo de cada um de nós um guerreiro lutador por este pedaço de chão.
O seu sofrimento na luta pela terra é desde o surgimento do SPI que ocorre varias perseguição dos fazendeiros que ate hoje nós sofremos como esta causa, além do seu sofrimento hoje quem esta herdando no seu lugar este terrível sofrimento somos nós, que sempre vem lutando pela libertação da nossa terra que esta há 24 anos no STF(Supremo Tribunal Federal).
Mas apesar da sua luta é considerado por nós um grande historiador da nossa terra e do nosso povo.
Para nós era e é uma pessoa muito importante na nossa aldeia por que passava todo a sua experiência na luta da terra, além disso, era um grande conselheiro que ajudava bastante aos jovens de como se lidar como questão na luta da terra, no preparava para se um experiente cacique, ou liderança.
A dor que estamos passando com a perda desse ancião que choramos de tristeza, por que é como perder um terço de terra onde nunca mais iremos recuperar de volta.
Este anciã faleceu, mas nunca vamos esquecer desde guerreiro apesar de ser um lutador pela luta da nossa terra, mas esta presente em cada um de nós para nos ajudar na luta da Mãe Terra.

Eu Yonana estou bastante triste como a perda do meu parente, sempre me dediquei este ancião, foi através dele que aprender muitas culturas do meu povo, as historia, costumes, crenças, o surgimento da do meu povo quando chegaram nesta Aldeia,
Mas apesar da sua morte deixou aqui a sua historia registrada em cada um de nós.

Yonana Pataxó

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. mesmo sem o conhecer,sei que era um lutador.Que Tupã esteja com ele,nos dando forças para continuarmos a nossa luta(que ele junto com tantos outros ancioes)começaram
    val

  2. hoje é um dia triste minha amiga perdeu a mãe dela e eu to muito triste.
    pÔ é difícil de encarar.
    perder a mãe em plena adolescencia não é fácil.
    mas deus vai dar forças pra elas e elas vão tirar isso de letra
    pois eu vo está ali do lado delas pro que elas precisarem.
    valeu gente eu estava
    precisando desabafa com alguem.
    bjão fuiiiii

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here