Somos aproximadamente, 3500 indios, onde não temos uma frente de trabalho permanente a não ser quando alguns indios têm condições de plantar as suas terras, que não são muitas.
Já no caso da educação: temos uma escola na aldeia sendo dividida em duas unidades, onde boas partes dos indios estão matriculadas e o restante estuda na cidade.
Seria importante ter uma quadra poli esportiva para os alunos é interessado praticarem suas atividades esportivas.
Seria necessária uma horta escolar, para os alunos aprenderem, a plantar, cultivar e colher :Assim eles teriam uma alimentação saudável,com alto teor de vitaminas e sais minerais.
Existe a questão da criação de animais soltos na aldeia: são eles :ovelhas ,cavalos e porcos etc.Onde esses animais são criados de maneira irregular . Por exemplos os porcos andam soltos pelas portas das casas, deixados os seus dejetos, com isso as crianças correm o risco de contraírem doenças.
Os cisticercos é uma doença que o homem adquiriu pelos ingrstõe de ovos através de água e alimentos contaminados. Os cisticercos são provocados por falta de higiene e saneamento básico.

Entrevistado por purunã.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi Edvaldo, como vai vc?
    Eu achei ótima a sua reportagem e fiquei pensando se a Embrapa não poderia ajudar ao pessoal da sua escola a começar a horta, é uma ótima idéia a horta escolar. Para os animais soltos, seria preciso construir um cercado de varas mesmo, para os porcos, e outro para as ovelhas, fica até mais fácil cuidar deles até vcs conseguirem fazer uma pocilga. E também um curral para os cavalos. Os jovens poderiam pensar nisso e se conseguissesm fazer ajudariam a toda a comunidade.Vamos em frente!

  2. E isso ai!
    Tem muitas coisas que dá para irem melhorando….. sem precisar de ninguem……só os indios se organizando…só os indios coolaborando que tudo fica melhor…

    Ter uma horta na escola nao requer muito esforço alem do compromisso dos professores e dos alunos.

    Ja pra o problema dos bichos soltos..tem que fazer campanhas de conscientizacao… Pedir as criancas e as maes passar de casa em casa… o visitar aquelas familias que criam bichos soltos e alerta-os do perigo!
    Parabens pela sua materia!
    Sebas

  3. É assim…aos pouquinhos que vamos construindo um espaço melhor para viver…uma sociedade melhor, um mundo melhor…
    Este é um espaço de Construção através do diálogo e vc Purunã, editando aqui sua entrevista, mostrou que isso é possível. As respostas de Nita e de Sebastian dão pistas para que vc encontre saídas e tbm mostra que todos nós estamos abertos a trocar, debater, SOMAR…caminhar junto!

    Um grande abraço pra vc e boa sorte!

  4. boa noite..meu melhor amigo…e de tua tribu…si vc quer falar comigo…tem ahi meu email..
    muita paz ;…desculpe meu portugues…eu so argentina morando em sao paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here