A cultura do povo pataxo hahahãe

40 1544

A cultura do povo Pataxó Hãhãhãe.
Os índios Pataxó Hãhãhãe como todos os outros índios têm sua cultura e seus costumes.
Apesar da situação dos povos indígenas serem ruim para alguns devido o problema que possui em relação à terra. No entanto nós pataxó vêm lutando para manter nossa cultura e costumes, muitos ainda vivem de caças, colheitas.
Nós pataxó Hãhãhãe temos varias cultura e uma delas são as pinturas corporais; pinturas que são feitas com calda de jenipapo, que tem uma duração de 15 dias e também com a semente de urucum para da uma cor avermelhada.
Essas pinturas têm um significado próprio: tem pintura de guerra e tem aquelas especiais no dia de rituais alegres.
Dias de rituais são dias em que se reúnem todos os índios para dançar o tohé. Unem homens e mulheres, crianças e idosos formando um circulo em forma coletiva. A dança é uma das formas básica que mantêm viva a cultura.
O tohé é cantado em momentos triste, mas também em momentos alegres de celebração, por que é um ritual de integração entre os sentimentos indígenas, é uma forma de oração coletiva.
Temos também o artesanato, artes feitas com sementes extraídas aqui em nossa aldeia. O artesanato faz parte do nosso dia-a-dia, algumas pessoas vivem desta arte, saem para vender seus artesanatos em outras cidades que é uma força para sustentar nossa cultura.

14/07/2006
Aliana (Iata Pataxó )

Artigos similares

0 70

40 comentários

  1. Muito belo vc querer compartilhar um pouco de sua cultura, que ainda resiste aos choques culturais. Realmente o artesanato é fonte de renda de muitos povos indígenas, muitas vezes a única!!!!!!!!! Um grande abraço.

  2. É IMPORTANTE CADA VEZ TERMOS MAIS FONTES DE PESQUISA DA CULTURA INDIGENA, ESTÃO DE PARABENS TODOS QUE INCENTIVAM E OS QUE SE DEDICAM A ESTE SITE E AOS ARTIGOS ESCRITOS.ALIANA PARABÉNS…

  3. eu quero q vcs coloquem mais coisas sobre esses índios pq eu quero um trabalho sobre o q eles comem o que eles vestem entewndeu?! TIPO ASSIM!!!!

  4. Olá meus parentes descobrir agora este site,e fico feliz de estar por dentro de quase tudo q acontece nas comunidades eu sou indigena,mas sai da aldeia jovem sou casada com um indio Pataxo Hã-hã-hãe,meu filhos semppre tiveram a educação do sistema Pataxó Hã-hã-hãe,mas onde quero chegar é q meus filhos querem visitar a aldeia,mas ñ sabe como fazer talvez parentes vcs possam nos ajudar a nos encontrar como familia,tenho 3filhos e 1 filha e 1 neto,meus filhos tudo q acha sobre os pataxo HÃ…eles guardam,o imeil
    do meu filho é.Pataxokiriri@yahoo.com.br faça contato com nosco podemos quem sabe um dia nos encontrar.Muito obrigada.
    Esta é uma história d quem quer reforçar sua cultura.

  5. Sou portuguesa e costumo fazer ferias no Brasil, país que admiro. Em 2005 estive em Porto Seguro onde num dos passeios visitei uma aldeia de indios pataxó, fiquei maravilhada com esse povo.
    Trabalho com crianças e o tema de projecto são os descobrimentos, deste modo resolvi pegar nesse povo e representa-lo.
    As informações que encontrei no vosso site ajudaram-me bastante, Parabéns continuem a falar mais deste povo. Beijinhos!

  6. eu amo estuda culturas emtao passei para pesquisa trabalho de ciencias valendo nota nessa tenho certeza que vou ganha 10…………….rsrsrsrs a cultura do povo pataxo é indios mesturados

  7. Bom dia! Sou professor de Geografia e História em Teófilo Otoni MG. Trabalho com a cultura pataxó em várias escolas da minha cidade. E fico muito feliz quando vejo que os pataxós lutam para preservarem sua cultura. Parabéns a todos da nação Pataxó.. Abraços do professor Charles Adriano.

  8. Eu sou apenas uma menina de 13 anos, mas me preocupo com a cultura brasileira, e gostaria de mantê-la viva.
    E quero adicionar os costumes indígenas ao meu dia-a-dia.
    Muito obrigada pelas informações!
    Até mais.

  9. porque os pataxos são conhecido como os indios do decobrimento ?
    me responde por favor se não a prof de historia vai me comer viivaa

  10. gostei F@L@ muitas coisasw!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. OI MEU NOME E RATANE,E ESTOU AQUI PARA CONHECER UM POUCO MAIS DA CULTURA DOS PATAXÓS.ESTOU GOSTANDO MUITO, E OBTIVE ESSE ACESSO ATRAVÉZ DE UMA PESQUISA NA ESCOLA ONDE ESTUDO.TENHO 10 ANOS E ESTOU NA TERCEIRA SÉRIE.BEIJOS PARA TODOS,E BOA SORTE NAS CONQUISTAS.

  12. Gostaria de saber sobre os indios Patoxó, quanto são e onde vivem, que lingua falam, que crenças tem, o que caçam, pescam e cultivam e que problemas enfrentam na vida cotidiana. Gente preciso disso pra agora pois é para trabalho de escola. Desde já agradeço.

    Patricia

  13. Nossaa!Parabéns pela iniciativa de aproximar e apresentar a cultura pataxó de uma forma tão clara e objetiva.Sou estudante de jornalismo e as informações que encontrei aqui foram muito importantes para que eu pudesse fundamentar e completar minha pesquisa.

  14. estou fazendo um trabalho sobre os indios pataxo e me surpreendi com todas as descobertas que fiz
    sou carioca
    eu amo o rio de janeiro
    mas eu amei a tribo e um novo mundo um mundo bom sem roubo crueldade e sem violencia

  15. GOSTEI!!!!
    É MUITO INTERESSANTE SABER DESSE GRUPO INDÍGENA!!
    SÓ PODIAM MELHORAR CONTANDO SOBRE SEUS MITOS E CRENÇAS!!!

  16. EO TENHO UM TRABALHO DE HISTORIA PRA FASER SOBRE QUALQUER TRIBO INDIGENA ATUAL DO BRASIL MAIS EO PESQUISO E NUM ACHO NENHUMA ALGUEM PODE ME RESPONDE É URGENTEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!PF ME AJUDEM

  17. bom eu sou kurume apontanke nasci em xingu estou a prendendo falar a lingua portuguesa posso falar que entrando nesse site que eu vou passar aqui: chat do marino <> sarame juxi xingu apontankel del nesci jutixu el matokangue del legeinda historry apontanke graçios ael histroy ´´~meditelcione çoro .. gracticcsas el tuedos..

  18. eu acho muito importante para agente aprender sobre muita coisa importante como era a vida deles como era e muito mais.

Partilhe um comentário