A comunidade Pataxó Hãhãhãe perde mais um dos seus membros, morre com 73 anos a índia Minervina Maria de Jesus, a mãe de Galdino, a índia Minervina estava hospitalizada na UTI em Itabuna ja algun tempo, e a 15 (quinze) dias atras ela entrou em coma, e hoje a comunidade Pataxó Hãhãhãe recebeo a triste noticia que por voilta das 07:00 horas da manhã dessa quarta feira, veio o falecimento da mesma .

A nossa comunidade estar muito triste com essa perda, pois sabemos a falta que essa guerreira vai nos fazer, a índia minervina na verdade veio enfraquecer depois do falecimento do seu esposo Jovenal, eles que foram grandes guerreiros, e que batalharam muito para ver a sua comunidade feliz.Foram tambem passoas que sofreram muito, pelas lutas da sua comunidade, em busca de melhoria, lutando pelos seus direitos em defesa do seu território. Vimos tambem o sofrimento e a dor de D’Minervina e do Sr jovenal na perca de seus dois filhos, João Cravinho e Galdino, que foram brutalmente assassinados por pessoas que não sabem o que é o sofrimento, e agora quem estar sofrendo com tudo isso é a comunidade Pataxó Hãhãhãe, agora com o falecimento de D’Minervina Maria de Jesus.

Itohã Pataxó Hãhãhãe (Edmar)

itoha.indiosonline@gmail.com
itoha@indiosonline.org.br
itohapataxo@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Conheci Juvenal e conheci MINERVINA… Sei que eles estão no CEU porque foram pessoas muitos boas…Sei que estão juntos e felizes porque sua FILIA YARANAWY (si) sigue o caminho por eles indicado; sempre lutando pelo seu povo, pela cultura indigena e pela JUSTIÇA SOCIAL.
    Si receba meu abraço!

  2. Meus sentimentos a família, que Deus lhes dê forças para tentar amenizar mais uma perda. Morre-se o corpo, mas o espirito continuará vivo olhando por nós todos, acompanhando a luta do seu povo. Morreu para essa vida e nasceu para outra bem melhor.
    Um abraço
    Patrícia- Salvador

  3. A todos familiares de Dona Minervina,e toda comunidade indígena meus sinceros sentimento pela perca desta guerreira que a conheci de perto.Pessoa generosa e muito respeitosa com todos.

  4. A comunidade Pataxó de Corumbauzinho, se solidareza com a famímilia da nossa grande guerreira. Creiamos que Niamissum dará a vocês toda força que precisa.Estamos muito triste com a notícia.

  5. É TRISTE ESTA NOTICIA! ESTOU EM BRASILIA JUNTO COM OS PARENTE ONDE FIQUEI SABENDO, A D. ELZA ESTÁ AQUI PRESENTE, LUTANDO POR UMA CAUSA QUE É DE TODOS NÓS ( A LUTA DA TERRA ) DANDO CONTINUIDADE O QUE JÃO CRAVIM (CACIQUE ASSACIDADO) GALDINO (ASSACINADO EM BSB.)COMEÇARAM E ESTAMOS DANDO CONTINUIDADE, E A D. MINERVINA FOI UM SIMBOLO MUITO GRANDE NA LUTA DOS PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE, FICAMOS TODOS EMOCIONADO DE VER O ROSTO TRISTE DE D. ELZA NÃO PODER PARTICIPAR DA CERIMONIA DE DESPEDIDA DE SUA MÃE.
    VAI COM DEUS MINERVINA FICAR COM OS SEUS FOILHOS E JUVENAL TEMOS A CERTEZA QUE VCS VÃO FICAR MELHOR, NÓS VAMOS DAR CONTINUIDADE A LUTA, FICA NA LEMBRANÇA AS SALDADES QUE DEICHARAM E A FALTA QUE NOS VAI LEMBRAR NA HISTÓRIA DO NOSSO POVO, QUERO DAR MEUS PESAMES A TODOS OS FAMILIARES QUE É UM POVO SOFRIDO, ONESTOS E DGINO.
    FICA O MEU ABRAÇO A TODOS OS PARENTES.

  6. nós da comunidade indígena da Águas belas e craveiro faz votos de solidariedade de deseja muita força e prosperidade para superar essa dificuldade.
    um grade abraço de todos destas comunidades

  7. A toda comunidade Pataxó, a nossa solidariedade e sentimento pela perca desta grande guerreira.
    Um abraço fraternoso de toda comunidade Tupinambá Serra do Padeiro.

  8. nós povo tupinambá tbm estamos muito tristes pois sabemos da historia dos pataxó hãhãhãe e é uma perda muito grande para nós tbm mas é o q eu sempre digo a vida é assim mesmo um dia tbm vai chegar a nossa hora ñ se sabe quando mas vai chegar mas com uma perda dessa nós ñ deixariarmos de ficar tristes pois é uma das mães ñ só dos pataxó mas de toda a comunidade indigena é isso ai gente mas bola pra frente ñ podemos parar!!!!!!!!!

  9. Meus sentimentos ao povo pataxó Hã Hã Hãe pela perda de mais uma guerreira,Dona Minervina, mas estejam certos que ela vai continuar ajudando, cada vez que um guerreiro se vai, é mais uma estrela pra iluminar nossos caminhos!

  10. Sentimos muito com esta perda… Dona Minervina era uma grande guerreira, uma anciã que sempre esteve colaborando na nossa comunidade, para nós não quer dizer com sua morte se desapareceu no meio de nós temos certeza que qualquer lugar que esteja vai nos guiar e ajudar na nossa luta como todos que aqueles que se foram continuam fortalecendo na luta pelo nosso chão.

    Yonana

  11. É com muito sentimento que estamos enfrentando esta despedida da mãe de todos Pataxó Hãhãhãe. Pois a senhora Minervina foi uma grande guerreira que lutou pelo nosso chão, pois perdeu dois filhos nesta luta, mas mesmos assim não desistiu e sempre nos dizia: meus filhos não podemos fugir de defender o nossos direitos pois eu tenho certeza que todos nós junto vamos ter paz, e nosso território em nossas mãos.

    Estou triste por não poder acompanhar o ultimo momento de despedida, pois eu me encontrava em um hospital com meu esposo passando muito mal, mas tenho certeza que D. Minervina não morreu ela esta sempre aqui conosco, sabemos que ela e Senhor Juvenal juntamente com seu dois filhos iram nos dá mais força para lutarmos pelo o que é nosso.

    Sentimento: espero que a família não se enfraqueça e sim, tenham mais animo para tocar a luta pra frente.

    Grata:
    Maya Pataxó Hãhãhãe

  12. Todo mi cariño y respeto a la familia, …. y como decía una sabia hermana, …. la muerte es solo un sueño mal contado ….
    Volvemos a la madre tierra, ella nos acuna, y luego vovemos a nacer en mil diferentes formas de una misma alquimia …. en brisa, en el vuelo de un pàjaro, en el perfume de una flor, en el calor del sol …. Huebilù.

  13. Dona Mernevina para nós foi uma índia guerreira para nossa comunidade que lutou bastante pelo nosso território. E na perca de mais uma anciã que faleceu por motivo de doença, e para nós é uma triste realidade para nossa comunidade.
    Esta índia na comunidade era muito querida… Porque sempre vinha nos ajudando na organização do nosso povo. Mernervina e seu esposo Jovenal são os pais de Galdino e João Cravim que já se foram, mas nunca desistiram da luta que vem nos acompanhando por cada dia buscando a paz e o direito para nosso povo.

    Bainan Pataxó Hãhãhãe

  14. Nós povos pataxó de Prado Prestamos nossos votos de sentimento para a família de dona Minervina, e desejamos a todos força e coragem para dar continuidade ao trabalho de guerreiros e guerreiras, e que o exemplo de coragem, força, e luta nos deixou, hoje eu tenho certeza de que o encontro de dona Minervina com um filho Galdino, é dia de alegria para ambos. e não podemos esquecê-lo jamais. São os votos das comunidades: Aldeia Nova, Corumbauzinho, Craveiros, Tawá. E toda comunidade indígena de Prado Bahia.
    Gilbertopataxo.indiosonline@gmail.com.

  15. Nós representantes da apoinme. Prestamos os nossos votos de sentimento para a família de dona minervina e a todo o povo Pataxó hã-hã-hãe, pela a sua incansavel sede de justiçã e dedicção na luta do povo Pataxó. E temos a certeza que o nosso bom pai Tupã à recebeu de braços aberto em seu reino… E que ela e seu filho Galdino junto com a nossa querida e saudosa Guereira Maninha Xucuru. Possam olhar pora todos os indígenas
    que defendem: O seu povo, o seu território, a sua cultura e a existência como povo Indígena. São os votos dos coordenadores da apoinme:Uilton Tuxá coord. Execultivo-BA, Zé de Santa Xukuru coord. execultivo-PE, Paulo Tupinikim coord. Execultivo-ES, Luiz Tithiá coord. do Sul e extremo Sul-BA, Sandro Tuxá coord. Representante da apoinme em Brasília, João Venancio Tremembé coord. Ceará, Caboquinho Pontiguara coord. Paraiba, Romildo Pataxó coord. de Minas Gerais, Selmo Xukuru Kariri coord. Alagoas, Cremilda Wassu Cocal coord. Alagoas,

  16. Sou estudante de serviço social, e venho estudando os movimentos sociais e em virtude de ter que apresentar sobre um dos moviemntos decidi escolher o índigena. Já havia lido algo sobre o movimento, mas minha paixão por vcs é tamanha. Sou negra, mais me identifico muito com este movimento. PARABENS. Continuo acreditando na força e resistência de um povo tão lindo, os verdadeiros donos da terra BRASIL.
    Quanto ao falecimento da Índia Minervina, meus sentimento aos seus familiares. Chegou a hora dela partir. Sei que é difícil, pois já perdi minha mãe. Esei que muitos do seu povo, o sentimento é do vazio que uma mãe deixa.Mas em espírito ela continuará operando sua luta.

  17. Meus pesames a familia de Minervina, que a luta de dias melhores se fortaleça e a conquista de seu territorio se realize. A união dos Pataxó Hã hã hãe é fundamental nessa busca.

  18. Aos familiares de Dona Minervina, os meus sentimentos, bem como aos demais Membros da Comunidade Pataxó Hã hã hãe. Que não parem de lutar pelos seus direitos.
    Porto Velho (Rondônia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here