A Professora Vera Rocha do departamento de Artes da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), veio á Pankararu precisamente na Aldeia Brejo dos Padres, munícipio de Jatobá – PE, nos dias 17,18 e 19 de Dezembro de 2005; Acompanhada por Helenita Nakamura, Nilton,representando a SEDUC, com intenção de reforçar o curso : “Ensino de Artes na Educação Escolar Indígena “, oferecido pela PAIDEIA (Núcleo de Formação continuada para professores de Arte e Educação física) com o apoio e a parceria da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Vera entende que o programa desse curso virá a “contribuir para a formação continuada dos professores , com vista a uma mudança educacional tendo como eixo norteador a articulação entre o desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos e o projeto coletivo na escola por meio de um trabalho investigativo e reflexivo sobre as intervenções pedagógicas do ensino de Arte”.
Contou também com a presença da Coordenadora Pedagógica das Escolas Pankararu, a professora Eliza Urbano Ramos e mais 30 professores da Rede Pública de Ensino, todos índios Pankararu; com a participação do Presidente da Thydêwá, Sebastián Gerlic, que propus disponibilizar o projeto INDIOS ON-LINE como veiculo para facilitar os processos de educação continuada, dispondo-se então a construição de ações de parceria entre as entidades e a comunidade Pankararu.

O curso de atualização e especificação já trouxe resultados, alguns professores Pankararu, agora com uma ampla visão sobre Arte, puderam adicionar essas informações aos conhecimentos e assim aplica-las na educação escolar indígena. Alguns professores estão utilizando as técnicas teatrais para inclui-as durante suas aulas para abordar temas de interesse pedagógico para a formação das crianças Pankararu. Também os professores estão guiando a reflexão de seus alunos em referencia as imagens estéticas, padrões de beleza dos quais, nossa aldeia sofre “contaminação”.

Jailton Miguel

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here