A Professora Vera Rocha do departamento de Artes da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), veio á Pankararu precisamente na Aldeia Brejo dos Padres, munícipio de Jatobá – PE, nos dias 17,18 e 19 de Dezembro de 2005; Acompanhada por Helenita Nakamura, Nilton,representando a SEDUC, com intenção de reforçar o curso : “Ensino de Artes na Educação Escolar Indígena “, oferecido pela PAIDEIA (Núcleo de Formação continuada para professores de Arte e Educação física) com o apoio e a parceria da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Vera entende que o programa desse curso virá a “contribuir para a formação continuada dos professores , com vista a uma mudança educacional tendo como eixo norteador a articulação entre o desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos e o projeto coletivo na escola por meio de um trabalho investigativo e reflexivo sobre as intervenções pedagógicas do ensino de Arte”.
Contou também com a presença da Coordenadora Pedagógica das Escolas Pankararu, a professora Eliza Urbano Ramos e mais 30 professores da Rede Pública de Ensino, todos índios Pankararu; com a participação do Presidente da Thydêwá, Sebastián Gerlic, que propus disponibilizar o projeto INDIOS ON-LINE como veiculo para facilitar os processos de educação continuada, dispondo-se então a construição de ações de parceria entre as entidades e a comunidade Pankararu.

O curso de atualização e especificação já trouxe resultados, alguns professores Pankararu, agora com uma ampla visão sobre Arte, puderam adicionar essas informações aos conhecimentos e assim aplica-las na educação escolar indígena. Alguns professores estão utilizando as técnicas teatrais para inclui-as durante suas aulas para abordar temas de interesse pedagógico para a formação das crianças Pankararu. Também os professores estão guiando a reflexão de seus alunos em referencia as imagens estéticas, padrões de beleza dos quais, nossa aldeia sofre “contaminação”.

Jailton Miguel