Neste dia 08 de setembro, reuniram-se membros do conselho local de saúde de Pankararu, equipe multidisciplinar de saúde indígena (Agentes indígenas de saúde, técnicos de enfermagem, aisans, auxiliares de serviço geral, vigias, administração do pólo base) e lideranças. A reunião foi para dar ciência dos últimos acontecimentos sobre os caminhos da saúde indígena, na ocasião foi repassado o que ocorreu na reunião distrital realizada nos dias 05 e 06 de setembro.

Nossos representantes do conselho distrital não tiveram boas noticias para dar a os profissionais de saúde indígena, pois segundo eles, a SESAI propôs um corte em 50% dos agentes indígenas de saúde em 11 pólos bases do estado de Pernambuco, tem cortes também nos agentes de saneamento, médicos, dentistas entre outros profissionais. não entendemos porque não foi citado os profissionais do sistema de informação  SIASI, sendo este profissional responsável por alimentar o banco de dados com  informações de saúde. outra informação desastrosa foi o corte em salarios de alguns profissionais isto depois de trabalharem nas equipes ha mais de 10 anos. outro questionamento é como fazer os polo bases e postos de saúde  funcionarem sem administração e serviços de vigilância e limpeza isto é absurdo.

Acho que o novo cenario politico da saúde indígena esqueceram das lutas firmadas contra este modelo de contratação atrasvés de  ONGs, quem tem que assumir a saúde indígena é o DSEI, pois sabíamos dos desmandos causados pelas mesmas em outras regiões, fomos à Brasília lutar pela autonomia dos distritos e durante uma semana discutimos com todos os outros parentes das outras regiões e chegamos ao consenso que queríamos um distrito autônomo com capacidade de contratar seus funcionários, mas por debaixo dos panos este secretario juntamente com sua base esta fazendo mais essa atitude desrespeitosa com nossa população, não estão respeitando nossos encaminhamentos nem nossa autonomia.

Agora vem com essa de fazer um corte de 50% dos funcionários de Pernambuco, e têm mais todos os outros estados também terão este corte. Por isso digo aos irmãos indígenas de todo país que vamos prestar atenção nesses desmandos, pois se trata de nossas vidas, de nosso futuro.

Faço um apelo a todos os irmãos indígenas, não vamos engolir mais essa imposição de goela abaixo não, pois este governo esta brincando com nosso povo, vamos nos unir e fazer uma mobilização nacional contra esta política anti indígena, vamos fazer uma parada geral em nossas aldeias e vamos subir a Brasília fazer nossa manifestação.

Contamos com apoio e opinião de todos.

 

Sarapó Pankararu

http://pankararunacaocultural.blogspot.com/

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Voçês,lutaram, fizeram moviementos,que acabaram em demissões de alguns profissionais,e até então,as autoridades ou orgãos responsáveis parecem não entenderem esta luta, quando pensaram que estavam alcançando melhorias vem a decepção,com eles é no paetê quando não brilham cortam!!! mas continuem lutando para mais contratações porque o tempo é de emprego não DEMISSÕES. Que tempo é esse?

  2. Concordo parente Pankararu, a sesai veio com essa proposta de diminuir os profissionais nas aldeias, isso tbm é uma forma de extermínio dos povos indígenas, visto que a saúde ja vem de muito tempo atuando precariamente, estamos juntos nessa luta aqui no sul, nos mobilizando junto com nossas lideranças…juntos na luta!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here