Indígenas Makuxi children at Uiramutã, Raposa Serra do Sol, Brazil Foto Fiona Watson Survival 1996Foto Fiona Watson Survival 1996.

Como nesse dia 19 de abril é comemorado o dia do índio, nós da rede índios on-line estamos realizando a campanha abril indígena, onde ao longo desse mês iremos publicar matérias temáticas inspiradas a o cotidiano dos povos indígenas. E essa matéria o índio Alex Makuxi, nos diz um pouco como se organiza os povos indígenas de Roraima.
Sendo assim o nosso parente indígena Alex Makuxi diz:
not75-08
“Nós temos uma organização Única que se chama Conselho Indígena de Roraima- CIR, nela estão vinculados Tuxauas, agente se saúde,professores,mulheres,alunos, vaqueiros,e também os Pajés.
Quanto a organização jovem ,não temos uma concreta,os jovens Makuxi , se destacam e junto com o CIR e outras organizações, como por exemplos os Alunos e Universitários, se identificam com a Organização dos professores indígenas que é voltada para educação.”
E segundo Alex: “As Jovens mulheres com a Organização de Mulheres Indígenas de Roraima onde é trabalhado o artesanato, a ações contra a entrada de bebidas alcoólicas nas comunidades.”
Mas o nosso parente Makuxi, cita também algumas problemáticas dos povos indígenas de Roraima e como essas problemáticas são solucionadas.
Makuxi diz: “Os tuxauas em Geral como liderança maior, tem um peso mais forte, ele participa de mais de uma organização mas principalmente o CIR, só que alem dessas organizações temos outras como ALIDECIRR,SODIUR, APIR, que eu não tenho muito conhecimento sobre elas, mas que no entanto são minorias e são as que foram contra a retirada dos não índios da Raposa
Serra do Sol.”
Alex fala um pouco sobre como os anciões, pajés e lideranças indígenas se organizam e também ressalta a maneira de como os eles são eleitos.

Foto fonte site www.abril.com.br.
Foto fonte site www.abril.com.br.
Alex Makuxi: “Não temos organizações de anciões, e os pajés se reúnem com os de outras aldeias e regiões. A forma de eleição é pela maioria, se faz uma assembléia, se expõe os candidatos e os mais votados ficam no cargo de liderança.”
Exemplos como esse só mostra que nós indígenas fomos e somos capazes de nos organizar, independente de outros tipos de organização nós indígenas temos as nossas organizações diferenciada e especifica, sempre visando atender as especificidades de cada povo.

Entrevista de Alex Pankararu.
Entrevistado Alex Makuxi.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A Gestão da Rede Indios On-Line, é composta por indigenas de diversos povos do país, e tem o compromisso de articulação, promover encontros e debates on-line e fortalecer a rede como um todo... gestao-indiosonline@googlegroups.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here