Foto: Ararawã Baenã Hãhãhãe
Foto: Ararawã Baenã Hãhãhãe

 Com as retomadas das terras os fazendeiros são obrigados a devolver a suas suposta propriedades para os povo indígenas os verdadeiros donos, eles usam de uma nova artimanhas, estão falsificando e exitando pessoas que antes não eram indígenas a procurar per seu reconhecimento. De que forma é reconhecido oficialmente o indígena segundo a lei, faz uma declaração de reconhecimento assinado por um cacique, em seguida passa pela a FUNAI para oficializar e dai então esse pessoa passa a ser reconhecido como indígenas. Com experiencia própria, hoje em nosso município tem muito pessoas que antes odiavam a nós indígenas e que hoje alto se declaram indígenas, segundo as mesma dizem ter declaração assinada por caciques, inclusive dão até nomes e pela a FUNAI. Os caciques negam a assinatura.

Esse episodio representa representa uma ameaças ao direitos dos povos indígenas, acreditamos que esses suposto indígenas como cita a mídia na região com o reconhecimento indígenas, eles querem a beneficio sociais que é dos verdadeiros indígenas inclusive querem ter direito as nossas terras. A nossa visão é que está tendo falsificação de documentos e que o governo federal através do MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL-FUNAI, possam tomar providencias enérgicas para que coíbe esses descasos, é preciso que façam novos cadastro dando seguranças aos verdadeiros indígenas, que nunca negaram a sua identidade. No município de Pau Brasil-BA, tem fazendeiro hoje auto se declarando indígena, que saíram da terra para nós indígena ocupar.  Se não forem tomados as devidos providencias os índios verdadeiros corre o risco de ser prejudicados, esse suposto índios não tem cultura, querem apenas usufruir de um direito concebida ao indígenas, e que foram adquiridos com muitas lutas das lideranças indígenas de base.

Quem é índio já nascem índio, a nova estratégica usada pelos os fazendeiros ameaça a sobrevivência dos povos indígenas do Brasil, as terras já são poucas para nós indígenas, imagine ter de dividi-la com os falsos índios ressurgidos que sempre usufruiu de nossas terras, como exemplos os fazendeiros. Na nossa opinião deve ser punidos os fazendeiros que estão fazendo essa falsificação e caso tenha lideranças indígenas envolvidas deve puni-los também, porque isso é falsificação ideológica e é crime.

Precisamos ser justo, a FUNAI precisa parar de fazer vista grossa da situação indígenas, é preciso agir nesses casos, e nunca ser conivente com as coisas erradas, mesmo porque tem alguns funcionários que está do lados dos fazendeiros e querem ver o circo pegar fogo. Tem momentos que chegamos a conclusão que a FUNAI que é acabar com a nação indígenas.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here