Onde nos casávamos hoje esta em cinzas, por conta das queimadas criminosas em nossas matas, realizadas pelos homens matarão e espantarão os animais, criando assim grandes desertos eliminando nossas riquezas naturais e culturais, por isso eu peço não mate a mata.

Onde nos pescávamos hoje não pescamos mais, por conta da poluição nos rios causada pelo homem espantando assim os peixes que nos alimentava que dava sustento as nossas famílias, transformando os rios em grandes foças em céu aberto, por isso eu peço não matem os rios.

Vendo tudo isso eu reflito sobre as degradações naturais que esta acontecendo em nosso planeta. E pergunto a culpa é de quem?

Sera que é da sociedade hipócrita e capitalista que estrai brutalmente as nossas riquezas?

Não sei! Só sei que o planeta terra esta morrendo, e as ações e manifestações que estão sendo feitas para melhorar o planeta é muito pouco e ineficaz perante a degradação em massa.

É besteira dizer que cada um tem que fazer a sua parte, por que uma pessoa só não faz diferença, mas se todos nos se juntarmos ai sim faz diferença, precisamos nos unir urgente! Não apenas nós indígenas mais toda a sociedade humana existente em nosso planeta.

PRECISAMOS PRESERVAR A NATURESA URGENTE, ANTES QUE NOSSO PLANETA MORRA.

NÃO MANTEM A MATA E NEM OS RIOS, POIS PRECISAMOS DELES ASSIM COMO ELES PRECISAM DE NÓS.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. fabio tupinamba parabens por sua matreira vai ajuda muito salva mãe natureza ,este
    problema de todos nós , temos que conscientizar cada um, para que cada um faz sua parte com a natureza que esta perdido socorro .

  2. Triste realidade, é chato saber que acontece em outras comunidades indigenas, sera pela influência de sociedade “hegemônica”?

  3. É TRISTE MEUS PARENTES E COMPANHEIROS O QUE VIMOS NESSA MATÉRIA DO PARENTE FABIO TUPINAMBÁ, AS VESES AS AUTORIDADES QUE SE DIZEM COMPETENTES FAZEM VISTA GROSSAS NO QUE ESTÁ ACONTECENDO, ESPERO COM ESSA MUNDAÇAS DE GOVERNOS QUE AS COISAS MELHORA PRA TODOS NÓS, NA VISÃO DOS INGNORANTES SÓ QUEM VAI SOFRER SÃO OS INDIOS, ONDE ESTÃO TODOS ENGANADOS DESTRUINDOS A MÃE NATUREZA, SOFRE INDIOS, NEGROS, BRANCOS, POBRES, RICOS E ATÉ AS NOVAS GERAÇÕES QUE ESTÃO VINDO COITADOS, VEM DESFRUTAR DE UMA DESGRAÇAS QUE OS MESMOS Ñ TIVERAM CULPAS…NA MINHA VISÃO SÓ PENSO NO FUTURO…PQ NUNCA É TARDE PARA RECOMEÇAR, É COMO DIZ O COMPANHEIRO FABIO QUE SOZINHO Ñ ADIANTA CADA UM FAZER SUA PARTE EU CONCORDO COM ELE O EXEMPLO ESTÁ NA PROPRIA NATUREZA, SE FORMOS OBSERVAR ISSO É VERIDICO, AS ABELHAS SÓ TEM COMÉIA PQ TRABALHAM EM GRUPOS AS FORMIGAS SÓ TEM SUAS CASAS PQ TRABALHAM EM GRUPO, AS PIRANHAS (PEIXE) CONSEGUE SEUS ALIMENTOS COM FARTURAS PQ ATACAM EM GRUPOS E NÓS MESMO SÓ CONSEGUIMOS OS NOSSOS OBJETIVOS QUANDO ESTAMOS EM GRUPOS, E TEMOS UM DITADO POPULAR UMA ANDORINHA SÓ Ñ FAZ VERÃO…MAIS SE UNIRMOS FORÇAS JUNTOS PODEMOS DAR UM BASTA E SALVAR A NOSSA MÃE, TEMOS QUE FAZER ISSO MAIS RAPIDO POSSIVÉL ESTAREI JUNTO COM OS PARENTES PARA PROTESTAR E COBRAR DAS AUTORIDADES TEMOS QUE DAR UM BASTA NO DESMATAMENTOS NA POLUIÇÃO, VAMOS SALAVAR OS NOSSOS RIOS E NOSSAS MATAS SÃO ELES QUE SÃO O OXIGÊNIO DA NOSSA TERRA QUE DELA TIRAMOS OS NOSSOS SUSTENTOS, CHEGA DE IDUTRIAS, CHEGA DE PETRÓLIO, CHEGA DE AGROTOXOS, CHEGA DE DESMATAMENTOS, CHEGA DE POLUIÇÃO… ATRAVÉS DESTES ELEMENTOS QUE VEM AS DONÇAS INCURAVÉS.
    QUERO APROVEITAR E PARABENIZAR O RESPOSAVÉL PELA MATÉRIA, QUE É DE GRANDE IMPORTANCIA PARA CONCIENTIZAR OS INGNORANTES, AINDA BEM QUE TIVEMOS UM PARENTE QUE SE SENSIBILISOU E VEIO TRAZER ESTA MENSAGEM..PARABENS FABIO CONTINUA COM ESSA METODOLOGIA MEU PARENTE, É FACIL PARA OS ORGAM COMPETENTES DIVULGAREM COM PROPAGANAS BONITAS O QUE DEVE SER FEITO, MAIS IR LÁ NO PROBLEMA E COLOCAR EM PRATICA APLICANDO A LEI E PUNINDO OS RESPONSAVÉS ELES Ñ FAZEM… FICO POR AQUI COM A MINHA OPINIÃO.
    QUERO DEIXAR O MEU ABRAÇO PARA OS MEUS PARENTES INDIOS E Ñ INDIOS..
    jovanildotitia@hotmail.com

  4. Sou da Etinia Tabajara de Monsenhor Tabosa Ceará. Aqui tá localizado o pico mais alto do nosso Estado. O nome é Serra das Matas, só que as matas foram todas destruidas. Aqui é nascente do Rio Acarau e Quixeramobim todas assoreadas e poluídas… A sua mensagem é a pura verdade!Que o Pai tupã te abençõe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here