musicalidade

O reconhecimento tradicional do nosso povo, foi resultados da luta de muitos dos nossos grandes guerreiros Pankararu, que lutaram bravamente com sua força, coragem e determinação contra as perseguições, invasões, o fragelo e o exterminios sofridos ao longo dos tempos .
quiteria

job

O objetivo principal foi a confirmação da existência de que em Pankarararu existia sim, índios verdadeiros. E a Garantia dos direitos que assegurasse a nossa sobrevivência enquanto povo culturalmente diferenciado por meio da proteção do território, recursos naturais, costumes e tradições. Foi sim uma grande conquista, mas que ainda sofre constantes desrespeito.
Praticando a nossa cultura, rituais, danças, cantos. Estamos louvando e agradecendo a Natureza, pela sua beleza e sua riqueza diversa.
Acreditamos e valorizamos muito a nossa cultura, pois sabemos que Deus pai primeiramente, e ela, através das práticas dos nossos rituais é quem nos assegura a nossa existência como um ser Pankararu.
Os cantos e as danças são embalados através do som dos maracás, do rabo do tatu, do pífano e gaita estão sempre presentes nas práticas tradicionais Pankararu.
E a População Pankararu se orgulha disso, de ser quem é: um ser diferente que tem sua cultura própria com suas especificidades. Portanto vive também numa luta constante para que esse direito seja respeitado. Já ouve alguns pequenos avanços nos campos da Educação, Saúde e Cultura, só que é preciso mais.
Podendo ser também um ser intercultural, conhecer culturas diferentes, participar de algumas decisões que envolvam questões sobre o nosso povo, mais sem perder a nossa originalidade. “A música já está na veia”, “vem de berço”, ganha grande proporção quando alguns jovens resolvem mostrar o que sabem.

Temos jovens muito talentosos que com a sua simplicidade e os seus dons músicais, levanta e alegram multidões. Orgulham-se quando mostram sua composições homenageando à terra e o ser Pankararu.
Esses que com os seus instrumentos nas mãos, tornam-se verdadeiros profissionais que canta e encantam todos por onde passam. Formando grupos musicais bem conhecidos por toda região. Tem em seus repertórios composições próprias.
Imagem de Amostra do You Tube

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

Tocam também rítimos diversificados, sem esquecer jamais de exaltar o ser Pankararu. Apresentam-se em shows musicais, cerimônias dentre outras festas.
ddpanks

dpankss

dpankssss

Vamos pankararu! vamos em frente!
Buscar conhecimento pra toda essa nossa gente!
Conscientizando a todos a nossa própria forma ser diferente,
Mantendo a nossa origem e cultura, mostramos que somos muito mais inteligentes.

Jailton Pankararu
yuran.indiosonline@gmail.com

luciano pankararu
luciano.indiosonline@gmail.com

ALDEIA BREJO DOS PADRES POVO PANKARARU!!!

PONTO DIGITAL PANKARARU

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here