A Mãe Natureza e Nós Tabajara Pedimos Socorro.

Nós Povos Indígenas, Tabajara e Kalabaça de Poranga, Ceará, da Aldeia Cajueiro, amamos a Mãe natureza e temos a preocupação de reflorestar as áreas destruídas pelos posseiros e principalmente manter e preservar as nossas florestas, rios, olhos d’águas, bichinhos do mato e todas as riquezas que ainda existem em nossas terras. Se por um lado temos essas preocupações do lado dos posseiros, a nossa mãe sofre constantemente com a ignorância deles que não sabem a verdadeira importância da natureza. Nós sabemos dos problemas que o mundo inteiro vem tendo devido os desastres ambientais causados pelo homem que pensando apenas no capitalismo são capazes de destruir a vida de nossas florestas e sua própria vida. O que será dos nossos curumins no futuro? Não podemos deixar que esses ignorantes destruam também a vida de nossas gerações vindouras.

As margens dos rios estão completamente destruídas, as nossas Juremas sagradas estão sendo cortadas para fazer carvão e ser comercializado, as nossas florestas estão sendo queimadas, as nossas caças estão em extinção. Já tentamos de diversas vezes, através do diálogo impedir que os posseiros deixassem de tanto maltratar a Mãe Natureza, não obtivemos sucesso e algumas vezes nossas lideranças foram até ameaçadas. O futuro da humanidade estará incerto se não fizermos nada hoje, mas essas responsabilidades não são apenas de nós povos indígenas, precisamos de apoio de todos para que possamos ter vida e vida com saúde no Futuro.

E Nós Indios Tabajara do Ceará Também!
E Nós Indios Tabajara do Ceará Também Pedimos Socorro!

Diante das nossas preocupação estamos denunciando os posseiros impiedosos e aproveitadores da riquezas naturais e pedir apoio a todos para juntos tentarmos amenizar os problemas sofridos pelo nosso povo e principalmente de nossa Mãe Natureza. O que fazer? Ajude nos? Abrigado Jorge Tabajara.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Jorge suas palavras refletem a preocupação de vários outros povos também.
    É triste ver como o descaso é tão presente. Temos que agir sim e tentar pelo menos amenizar o que está acontecendo. A natureza dá seu aviso a cada dia. Mares avançando, tempestades, terremotos. Será que tudo isso é normal?
    Vamos refletir e tentar fazer o que está a nosso alcance.
    Mesmo que seja a menor ação mas ela reflete de alguma forma e contribui para melhora do nosso planeta!!!!
    Grande Abraço!!!

  2. Infelizmente muita gente ainda não se deu conta , de que tudo que se faz a natureza , refletirá sobre nós mesmos. A prova disso esta a cada dia em nossos noticiarios , qto tempo precisará o homem para se concientizar dessa realidade? Ainda bem que por outro lado existem também muita gente disposta a mudar esse futuro , pequenas ou grandes ações que despertam e incentivam uma mudança de pensamento , atitude. Parabéns aos Tabajaras e Kalabaças pela demonstração de cidadania e respeito pela natureza , que sirva de exemplo a essas pessoas que fazem questão de fingir que desconhecem os efeitos destas ações negativas.

  3. Os predadores, são sêres ditos civilizados que não podem ver uma árvore e logo pensam um jeito de exterminá-la transformando a mesma em carvão e consequentemente em dólares, euro, reais etc etc. Vivem no discurso, nas palavras ditas bonitas ( para êles ), são enganadores de plantão do sistema capitalista e que só pensam no mal das etnias menos favorecidas, porque foram roubadas pelos brancos invasores das terras alheias, alienam os antigos habitantes e tentam transformar os descendentes em imbecis sem fôrça de comando, quando um de nós indigenas reclama seu direito de posse da terra que originalmente nos pertencia, somos tidos como insufladores à margem das leis. Ai eu pergunto: que leis são essas que nunca são cumpridas na defesa dos menos favorecidos? que absurdo é este que até a FUNAI é administrada por brancos que não entendem ( OU SE ENTENDEM FAZ VISTA GROSSA) NADA DA CULTURA RACIONAL DA VIDA INDIGENA. iNDIO VERDADEIRO NÃO QUER SE UM ALIENADO CIVILIZADO quer sim, ter os seus direitos constitucionais respeitados e isto embasados na lei das heranças das terras que os invasores tomaram à fôrça das armas, criando cartórios em papéis colocaram suas letras frias dizendo-se donos do que roubaram. É inacreditável, mas verdadeiro. Não sinto orgulho dos governantes do Brasil, ao contrário, sinto nojo de todos, porque só tramam em beneficio dos seus amigos, parentes e puxa sacos de toda espécie. Eu vejo as benesses que êles criam em prol de sí mesmo, criam fôrças de segurança para reprimir os mais fracos e por cima temos um presidente que é alinhado com o terror de Fidel Castro, onde ninguem em Cuba pode dar opinião, os governantes de lá tem os egos massageados por quem deveria criticá-los, temos o Iran dos terroristas de estado, verdadeiros monstros que matam qualquer um que não concorde com o Presidente Abnejan (é assim?), sei lá. Não o Brasil precisa acordar e dar um basta neste tipo de governo que só apoia banqueiros, com juros que não são os da Carta Magna, escorchantes e ainda vêm com um bolsa miseravel, dizendo bolsa familia. Tento muita pena dos pobres deste país, onde são sugados pelos ladrões do planalto, uma vergonha de cafajestes que escondem dinheiro de falcatruas em cuecase meias. Nós, Nação Indigena, não queremos ser brancos, nunca, nem ter o modo de vida deles (usurpadores), temos que fazer valer nossos direitos constitucionais, não somos animais irracionais da Nação, temos mente, pensaqmento, espirito e fôrça dada pelo Senhor Tupã, Criador de todas as belezas daq terra e que nos deu primeiro o Brasil como nossa morada e tinhamos muita paz até surgir os ladrões descobridores do alheio, se intitulando de heróis. Uma vergonha, Sr Presidente do Brasil. Faça valer sua autoridade em beneficio das matas e florestas q2ue são delapidadas pelos gringos usurarios que queiman tudo e num
    país que dá concessão a estrangeiros para minerar as nossas terras, levando nossas riquezas minerais e tudo com a conivencia do governo. Onde vamos parar?
    abaixo estas ongs malditas, que usam o tema indigena para puxarem d9in heiro fácil do governo com projetos mirabolantes que não vai a lugar nenhum. Resistamosn sempre à sanha dos predadores que querem acabar com o resto de Natureza onde vive nossa gente.

  4. Os politicos brasileiros só conseguem ver seus proprios interesses, (que são somente o acumulo de dinheiro) por isso estão dispostos a matar e roubar quem quer que seja. Naum acredite que exista alguns bons, porque naum existe. Se existisse naum estaria no congresso junto dos ladroes, estaria tomando banho de cachoeira e comendo fruta do pé. As empresas que destroem nossa mae natureza sao todas comandadas por esses politicos, igrejas, maçonaria e empresarios gananciosos que querem a destruição do planeta.
    Precisamos lutar sim, como? vamos pensar. Nos Informando e agindo.
    Estou na cidade e a situação tambem é terrivel, voces naum imaginam. moro em são paulo capital, ha muita violencia e crueldade, as pessoas cada dia se afastam mais da natureza e por consequencia delas mesmas. Tudo é interesse, não tem muito em quem confiar. Essa cultura capitalista é um cancer, uma doença. Só querem nossa alma, nosso corpo. O governo esta corrompido. Naum deixem ser enganados. Voces Indios são os donos do Brasil, POR FAVOR Nao deixem que destruam nossa MÃE Terra. Elas sempre nos deu tudo de graça e em abundancia, sempre foi generosa conosco. Agora, Ela esta em perigo, vamos ajudar. Que Lutem os que estão certos disso. Vamos parar a destruição AGORA. Amanha pode ser Tarde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here