Desde 1940 o povo Pankararu vem lutando para realizar o sonho de viver em paz e harmonia em sua terra, livre de posseiros e de opressores. Esta luta passa por gerações e hoje herdamos esta responsabilidade de nossos antigos lideres que não conseguiram e não tiveram a oportunidade de ter esta terra livre e desocupada pelos posseiros. Sabemos que o que nos restou a fazer é a parte mais fácil, pois a parte mais difícil foi conquistada por aqueles que já nos deixaram. Estas sábias lideranças conseguiram fazer com que o governo reconhecesse esta terra como indígena, começaram a luta pela demarcação e homologação, uma luta incessante travada por nossos antepassados até chegarmos em 1987, quando o governo homologou nossa terra. Antes disso houve muitos conflitos e até mortes, nós estamos hoje aqui nesta terra porque teve liderança de coragem que enfrentou os posseiros e não se intimidou, nossos antigos foram obrigados a fazer retomadas, pois se não, os posseiros tomavam conta de tudo aqui. O que nos resta é fazer com que a FUNAI cumpra seu papel e retire juntamente com o INCRA os posseiros de nossas terras, para que possamos garantir a nossa sobrevivência. Para isso, atualmente estamos travando uma luta de cobrança de nossos direitos,  seguindo os ensinamentos de nossos sábios guerreiros, reunindo fazendo alguns encaminhamentos e cobrando dos órgãos competentes que nos dêem uma resposta favorável. Até que saiu que o presidente da FUNAI publica no diário oficial da união o GT que irá fazer a atualização das benfeitorias dos posseiros de TI Pankararu. Esta é mais uma vitoria de nossos ancestrais, é um presente para nossa geração. Por isso dedicamos mais esta vitoria a nossos lideres que não estão mais conosco, mas que deixaram sua marca: A Quitéria Binga, João Binga, Mané Bizouro, João Tomaz, João Moreno, Joaquim Serafim, Narciso Pedro, E todos aqueles que de uma certa forma contribuíram e/ou  ainda contribuem com  esta luta….e em especial a todas as lideranças Pankararu que participaram desta empreitada.

George de Vasconcelos

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns guerreiro pankararu pela publicação da materia.O povo pankararu são trabalhadores que sobrevivem basicamente da roça e da criação de alguns animais.Como o número de pessoas aumentou nos últimos anos precisamos de mais espaços para podermos garantir a nossa existência.É importante ressaltar que tudo está resolvendo-se na lei e que hoje não precisamos mais de confronto.Á parte critica foi feita pelos nossos eternos guerreiros como foi bem lembrado na materia assima,nós jamais vamos esquecer de seus feitos,parabéns a todos.

  2. A luta por nossa terra é muito antiga, mas graças a Guerreiros como Quiteria Binga, João Binga e outros tantos nomes fortes do nosso povo, tivemos nossas conquistas e cabe a nós da geração mais nova continuarmos na luta por nossos direitos, nossas terras e garantir a sobrevivência das futuras gerações. Como disse Luis, tudo está se resolvendo na base da lei, sem confrontos. Que Deus e nossos Encantos nos abençõem em nossas lutas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here