Categoria | Geral

A exploração está matando os rios

Por: Guarauna Tupinambá

Nós Tupinambá vivemos assustados a muitas décadas porque sempre teve pistoleiros dentro de nossas matas, monitorando nossas famílias para não desviarmos a piaçava (uma palmeira nativa), porque éramos obrigados a extrair sua fibra vivendo situações precárias. Até as décadas de 30 e 40 nosso território não tinha cerca, logo apareceram os cacauicultores, os pecuaristas, os monocultores que dividiram essas terras entre porçeiros que vinham de todos os cantos. Eles ilharam nossas famílias em seus aldeamentos, não respeitando a cultura local de um povo, prinçipalmente diante de sua autonomia de alta sustentabilidade.

Limitaram- nos a alguns espaços de terra que eram predominantemente cultivados pelas famílias locais. Os parceiros incentivados pelo governo da época, delimitaram seus arqueiros de matas com cercas de arames, que á muitas décadas sofremos por não ser livres para pescar nos rios que estão quase todos privatizados em áreas devastadas pelo monocultivo, pela exploração de madeira, pelo uso de ermiçidas-germiçidas que a cada dia vem piorando.

Com o incentivo do governo que ainda é muito forte na especulação do nosso território, por exemplo, os areais Aliança, Rabo da Gata, Bela Vista e outros. Que vem atingindo diretamente os rios Sirihyba e as águas do Gravatá, provocando sérios danos a humanidade que depende das águas como nosso povo, porque para nós a água é sagrada.

As veias da terra sempre auxiliou na sustentabilidade do nosso povo. Meus avós sempre pescaram em um dos rios mais importante do nosso território, eles armavam jiqui jiquiá muzuá, faziam tapa e outras armadilhas para pegar peixes. O rio Santana também tem um importante papel para a população de Ilhéus, pois da para mais do 70% da população da cidade de Ilhéus. Água que é distribuída através de uma empresa privada (Embasa).

Nós Tupinambá lutamos pela preservação destes rios que também vem sendo afetados pelo desmatamento e exploração constante. Por exemplo: quando jogam veneno nos monocultivos, a chuva forte faz que caia nos rios, ocasionando a morte de varias espécies como os peixes e os camaro?s. Por isso, nós lutamos para preservar a Mãe Terra e os rios, que são nossa vida.

Esta matéria foi publicada originalmente na Rede Índios on Line - www.indiosonline.net

Este post foi escrito por

- escreveu 3 materias em Índios Online.


Entre em contato com o autor

2 Respostas para “A exploração está matando os rios”

  1. Sebastian disse:

    Todos precisamos da Natureza…. Todos precisamos de cuidar dela.
    Não podemos alegremente chamar de “progresso” a esses assassinatos…desmatar para tirar arena para a construção… Poluir nossas aguas…
    Os coroneis do Cacau continuam matando! Para estas mortes todas é uma luta de todos nós, porque é a TERRA DE TODOS NÓS.

  2. Ana disse:

    O homem esta destruindo tudo no planeta por ganancia e Ambição.” A Natureza, em seu sentido mais amplo, é equivalente ao mundo natural ou universo físico. O termo “natureza” faz referência aos fenômenos do mundo físico, e também à vida em geral. Geralmente não inclui os objetos artificiais construídos pelo homem.Tem argumento mais forte que a preservação? Você sabe o que acontece quanto mais a gente desmata? A principal consequência é a seca, pois as? árvores seguram a umidade e fazem o ciclo da água continuar sempre funcionando. Porque você acha que só há cada vez mais seca ao redor do país? Elas são importantes. E este rio que usarão é a nascente de outros, que ajudam a manter a vida natural na região. Quanto mais a gente desmata, mais vamos sofrer. Mas se isso é tão difícil de entender, paciência.A natureza é um bem muito precioso e por essa razão, ela deve ser bem cuidada e jamais deve ser destruída, mas infelizmente é isso que está acontecendo. Cuidar da mãe natureza significa preservar um bem comum de todos e garantir melhor qualidade de vida para as gerações futuras, pois se os recursos naturais forem destruídos, consequentemente as gerações futuras sofreram sérias conseqüências dessas destruições que vem acontecendo atualmente.”

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta

CAMPANHA

território indígena tupinambá de olivença - demarcação já! http://www.indiosonline.net/chat/

Canal Celulares Indígenas Youtube

A Rede Índios on Line não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, informações, depoimentos, mensagens, imagens, vídeos, áudio ou qualquer outro tipo de conteúdo que sejam postados pelos usuários ou visitantes, sendo a responsabilidade civil e criminal atribuída única e exclusivamente ao autor do conteúdo postado.
Toda e qualquer tipo de opinião expressada nos conteúdos publicados pelos usuários e/ou visitantes, é de caráter independente do autor e não reflete necessariamente o ponto de vista e a posição da Rede Índios on Line e/ou de seus parceiros.
Licença Creative Commons
Este portal está licenciado com uma Licença Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas)-ND 2.5.

THYDÊWÁ