Na madrugada desta sexta-feira (24 de Setembro de 2010) teve inicio de um principio foco de incêndio em dois barracos na Favela do Real Parque na Zona Sul de São Paulo, periferia do bairro do Morumbi, um dos bairros nobre de São Paulo. No entanto esse foco de incêndio foi controlado pelos próprios moradores.

Por volta das 10h00 da manhã o fogo iniciou novamente tomando maiores proporções, causando labaredas de fogo enormes, destruindo mais de 320 barracos, deixando mais de 1.300 famílias desabrigadas. Dez pessoas tiveram ferimentos leves e receberam atendimento no local. Segundo os bombeiros, além delas, um rapaz caiu do telhado e foi levado para um pronto-socorro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em estado estável.

Mais de quinze equipes de Bombeiros permaneciam no local combatendo o incêndio. O major Sílvio Fernandes, do Corpo de Bombeiros, disse que a maior dificuldade no combate ao fogo ocorreu por causa do acúmulo de papelão e madeira em alguns barracos, pois tinha alguns moradores que trabalhavam com reciclagem. Os bombeiros ainda não sabem as causas do incêndio, mas, segundo ele, geralmente o fogo em favelas é causado por sobrecarga elétrica.

A favela do Real Parque é divido em quatro setores. Dois deles foram atingidos pelas chamas, um completamente e o outro, parcialmente. Alguns moradores tiveram que se contidos pelos bombeiros, que tentam entrar nos barracos para pegar seus pertences na hora do desespero, pois não era por menos, uma vez que eles vinham seus sonhos serem apagados em segundos.

Ressaltos que tivemos aproximadamente 30 famílias pankararu desabrigadas, mais graças a Deus estão vivos para reconstruírem seus sonhos. Não temos registro de nenhum parente Pankararu ferido, todos estão ileso. Apenas perderam seus pertences (roupas, eletro-domesticos e etc) no incêndio, todos os demais Pankararu do Real Parque estão mobilizados para ajudar os parentes vitimas do incêndio.

Essa bomba relógio foi imposta pelos nossos governantes, uma vez que eles fazem do Alojamento provisório um armazém de pessoas, convivendo em situações desumanas, com falta de estrutura mínima de saneamento básico. O alojamento que era para ser provisório de seis meses, virão 6 anos se sofrimento.

Com a nossa política habitacional falida, deixa as populações de baixa renda a mercê dos seus direitos constitucionais. Sabido que é direito do cidadão e dever do estado, seja ele da esfera Municipal, Estadual e Federal. De uma coisa temos certeza, os impostos eles ainda continuam cobrando seja nos produtos alimentícios, vestuários, domésticos e etc.

Até quando vamos ter que agüentar a negligencia e corrupção?

Edcarlos (Carlinhos – Pankararu)

edpankararu@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Realmente nossos governantes não estão preocupados em resolver os problemas sociais, aliás, como seria as campanhas políticas desses governantes se não fosse a miséria do povo? Mas precisamos unirmos esforços para superarmos essas dificuldades. Professor Cícero Pankararu

  2. Olá meu parente, desde ontem que estamos acompanhado a noticias sobre o incêndio ai no Real, ainda bem que não teve vitimas fatais!!!
    Mas quero me deixar disposição, em junto com os parentes ai criar uma campanha para arrecadar fundos aos desabrigados!!!
    Vamos manter um dialogo sobre isso ok…

  3. É triste constatar o quanto somos excluídos e marginalizados pelos órgãos públicos, que deveriam ser cuidadosos ao lidar com seres humanos. A indiferença quanto a questões sociais e dignas de vida só resultam na perda, que mais que material é irreparável e insubstituível, uma vida de trabalho duro pra se conquistar o direito à moradia, que se esvaiu em questão de minutos. Mas é importante destacar a solidariedade, motivo pelo qual ainda somos fortes e resistentes, pelos companheiros que sempre estão prontos a ajudar.

  4. É muito triste a notícia parente mas graças a Deus que todos estão vivos….
    Agora é lutar para reconstruir…
    Força a todos!!!!!

  5. VALEU EDCARLOS PANKARARU! UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS PANKARARUS QUE RESIDEM EM SÃO PAULO E EM ESPECIAL AOS DO REAL PARQUE! ESTAMOS SOLIDÁRIOS A VCS!ESTAMOS AQUI PEDINDO AS NOSSAS FORÇAS DA NATUREZA QUE OS ILUMINEM NESSE MOMENTO TÃO TRISTE, E LEMBREM O SONHO AINDA NÃO ACABOU!, LUTEM , FORÇA, SOMOS GUERREIROS, DE LUTA E DE FÉ! PODEM CONTAR CONOSCO SEMPRE!

  6. Ed:
    A realidade é triste.
    É vergonhoso saber que um “provisório de seis meses” deu seis anos e incêndio!
    Tem matérias sendo divulgadas que “brincam com a sangue e a dor do povo” mas sua matéria é além de informativa, chama para a mobilização pela consciência!
    Seu trabalho de CIBERATIVISMO é ótimo!!!
    Não devemos aguentar nunca e nem um segundo na Corrupção e nem a falta de respeito!
    Calar-se jamais! Ação Sempre!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here