educ

Queridos parentes indígenas chegaram a nossa hora de criar nossos materiais didáticos para estarmos trabalhando no ensino fundamental e cultural de nossas crianças, jovens e adultos, colocando os pontos chaves de acordo com a real realidade de todo um processo histórico contado por nos mesmo. Embora o tal de Pedro Álvares Cabral ser visto como herói ainda nessa sociedade, temos que mostrar o outro lado da história onde os povos indígenas já eram habitantes deste país Pindorama o qual é apelidado de Brasil. Pois só assim vamos fazer de fato novos brasis, sendo através da nossa história e cultura e que realmente os povos indígenas seja visto como protagonista e não como coadjuvante de um processo histórico, processo esse que Cabral foi o mocinho e os povos indígenas os vilões.

Só lamento pelas gerações da população brasileira ainda nascer na instituição de ensino sabendo deste processo histórico mal contado, pois os povos indígenas são vitimas de exploração de mão de obra, sexual e vitimas de emboscadas. Dando no que deu, um povo mestiço, alguns indígenas que perderam suas identidades e outros que estão passando por esse processo ainda, perdendo seus direitos constitucionais também. Queremos um basta, para isso vamos desenvolver nossos conteúdos didáticos para ensinar de fato essas populações ignorantes, racistas, preconceituosas e usurpadores de direitos indígenas, população essa que se diz civilizada. Vamos mostrar quem são os verdadeiros indígenas e sua historia e cultura.

Edcarlos (Carlinhos – Pankararu)

edpankararu@hotmail.com

Segue abaixo a oportunidade para esse feito:

Vamos aproveitar os recursos do MEC/FNDE para a produção de material didático pelos(as) principais interessados( as).
Está acabando o prazo, só vai até o dia 13 de novembro, a possibilidade de apresentar propostas referentes ao Edital 19: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE.


EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 19, DE 15 DE JULHO DE 2009.

A União, representada pelo Ministério da Educação – MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, torna públicas estas instruções para apresentação e seleção de projetos de artefinalização e publicação de material didático indígena que forem encaminhados por povos indígenas do Brasil e/ou seus parceiros.

1 – OBJETO
O presente Edital tem por objeto fomentar a publicação e distribuição de materiais didáticos indígenas, por meio da seleção de projetos que, se selecionados, terão
sua impressão financiada pelo FNDE. Por meio desta ação, visa-se:


(a) Valorizar, ampliar e/ou revitalizar o uso das línguas indígenas e da variedade do português utilizado dentro das comunidades no seu contexto cultural.


(b) Reconhecer a autoria coletiva, os saberes e as formas de transmissão de conhecimento indígenas, considerando- se esses saberes como ciência.


(c) Divulgar os conhecimentos tradicionais indígenas, tendo como foco as escolas do entorno de seus territórios e também a sociedade nacional e internacional.


(d) Valorizar a oralidade como forma de construção e transmissão de conhecimentos entre os povos indígenas.

O edital pode ser encontrado na seção de DOCUMENTOS na página da


I CONEEI: http://portal. mec.gov.br/ coneei