Contribuição para compreender a atual política de não demarcação Territorial Indígena.10702006_10152760360488168_1298045526830261841_n

 

Por Casé Angatu

.

 

Evitamos tocar neste assunto neste espaço antes do período eleitoral em respeito aos vários aliados e mesmo alguns Parentes que votaram nos eleitos para barrar a ascensão de setores mais conservadores. Evitamos também de tocar no assunto por aqui para não favorecer de forma alguma aos setores mais conservadores da sociedade.

.

 

Porém, agora é momento de todos que são aliados a Luta Indígena e nossos Parentes cobrarmos que o novo/mesmo governo se posicione de que lado irá ficar em se tratando dos Povos Indígenas?

.

 

– Do lado dos Ruralistas/Agronegócios/Desenvolvimentismo a Toda Custa – setores também que representam o que existe de mais conservador no país

.

 

OU

.

 

– Do lado dos Povos Indígenas, Quilombolas, Camponeses, Povos da Mata/Tradicionais, Pescadores, Marisqueiros e Defesa da Natureza

.

 

Perguntamos isto, entre outras razões, por causa dos três vídeos que seguem. Eles ainda nos ajudam a compreender um pouco da atual política de não demarcação dos Territórios Indígenas dos eleitos e que já estavam no governo.

.

 

Percebam pelos vídeos que a questão não é jurídica e sim política. Neste sentido, tristemente, os indígenas são moedas (ou menos do que moedas) de troca numa negociação que tem gerado criminalizações, prisões e mortes dos Povos Originários.

.

 

Não fazemos isto numa atitude de somar aos que desejam desarticular o atual governo. Até porque não somos filiado à nenhum partido e nem desejamos o poder. Muito pelo contrário disto: desejamos a alteridade e autonomia.

.

 

Escrevemos este texto no sentido de chamar sua atenção para pressionarmos o atual governo à se posicionar do lado dos Povos Indígenas.

.

 

Lembrando que em seu discurso de posse os eleitos, mais uma vez, não incluíram os Povos Indígenas em suas falas. Talvez para não desagradar parte de sua base ruralista no congresso? Será que é isto mesmo?

.

 

Por isto, você que votou nos atuais eleitos para evitar o avanço de setores conservadores, mesmo quem não votou, evitem também que a solução para os Povos Indígenas seja feita numa aliança dos eleitos com setores tão ou mais conservadores ainda.

.

 

Não esqueçam que tem Índio morrendo e sendo preso por causa da atual política de não demarcação. Um exemplo disto é a recente prisão do Cacique Suruí (Pará) Elton John Suruí: http://www.cartacapital.com.br/blogs/blog-do-milanez/pf-prende-cacique-surui-no-para-familia-diz-que-prisao-e-politica-9474.html .

.

 

Mais uma vez solicitamos o apoio de todas e todos para que pressionem o atual governo no sentido de modificar sua forma de tratar a política indígena neste país.

.

 

Dizemos isto, apesar de não nutrirmos esperanças e sabermos que somente a Luta Indígena em suas diferentes formas irá garantir direitos – por isto seu apoio é tão necessário.

.

 

Vídeo 1: Discurso de Katia Abreu (senadora eleita e base de apoio do governo eleito) sobre a Questão Indígena

Este primeiro vídeo demonstra o quanto eles (ruralistas e sua organização – CNA) odeiam os Povos Indígenas e criminalizam os que Luta pela Território Originário. Apesar de longo assista até o fim e veja o rancor e entenda o sentido do que é criminalização, bem como a questão da demarcação territorial é política.

https://www.youtube.com/watch?v=UtRn4T7VxHs

.

 

Vídeo 2: Dilma fez mais em 2 anos do que Lula em 8, diz Kátia Abreu

O segundo vídeo assinala como o atual governo, outra vez eleito, é elogiado por aqueles que não desejam a demarcação territorial e o desenvolvimento a toda custa.

http://www.youtube.com/watch?v=Tcu2aY6pC6I

.

 

Vídeo 3: Dilma apoia Kátia Abreu

Não preciso dizer nada a não ser: “sinto muito!”

http://www.youtube.com/watch?v=KKKgQoo9_t4

.

 

____________________

 

REITERANDO: ESCREVAM AOS ELEITOS QUE NESTE LUGAR CHAMADO DE PAÍS TEM ÍNDIOS!

Por Casé Angatu

 

Não me enviem comemorações de vitória eleitoral.

Enviem a quem ganhou o seguinte recado.

 

Estaremos mais do que nunca, em memória a todos Índios mortos na luta pelo Território e por nossos Ancestrais, cobrando de vocês o que não realizaram por 12 anos e/ou 514 anos:

.

– Imediata Demarcação de todos os Territórios Indígenas e garantias aos já demarcados!

.

– Demarcação do Território Indígena Tupinambá de Olivença (Ilhéus/Bahia)!

.

– Liberdade aos Índios presos!

.

– Contra criminalização dos Povos Indígenas!

.

– Fim das injustas “reintegrações” de posse!

.

– Fim da violência, perseguição, criminalização e morte dos Povos Indígenas!

.

– Fim das grandes obras de hidrelétricas na Amazônia e desmatamento de Florestas em todo Território!

.

– Não aprovação da PEC 215, cuja base aliada ruralista dos eleitos apoia!

.

– Revogação da PLP 227, cuja base aliada ruralista dos eleitos apoia!

.

– Revogação da Portaria 303 da AGU, cuja base aliada ruralista dos eleitos apoia!

.

– Não sucateamento da FUNAI e alteração do processo de demarcação, cuja base aliada ruralista dos eleitos apoia!

.

NÃO TEMOS RANCOR … MAS TEMOS MEMÓRIA!

NÃO PODE MORRER MAIS ÍNDIO PELA INOPERÂNCIA DO GOVERNO!

.

Precisamos do apoio de você que está lendo este texto para exigir dos mandatários do poder os direitos dos Povos Indígenas.

.

Aos meus Parentes … vamos cantar juntos e cada vez forte vamos Lutar …

.

“Senhor(a) Presidente

Devolva Nossas Terras

Devolva Nossas Terras

Estas Terras nos Pertencem

Nelas mataram e ensanguentaram

Nossos Parentes”

 

AWERÊ!