Capa do livroNo dia 27 de setembro, a ONG Thydêwá lançará 20° livro da coleção “Índio na Visão dos Índios”. Desta vez, será o primeiro título da coleção de autoria colaborativa entre mais de 20 mulheres pertencentes a 08 comunidades indígenas do nordeste; livro que leva o título: “Pelas Mulheres Indígenas” em alusão dupla, pela autoria e pela motivação de empoderar as mulheres na prática de seus direitos.

 

As mulheres indígenas fizeram fotos e escreveram sobre suas vidas, seus sonhos, sobre ser mulher indígena hoje. O livro conta também com uma Cartilha informativa sobre como prevenir e lidar com casos de violência conjugal. São 64 páginas todas coloridas, que contam também com ilustrações da jovem indígena Tupinambá, Irãny, e de Potyra Tê Tupinambá.

 

O lançamento ocorrerá no marco da “XIV Caminhada Tupinambá – Em Memória dos Mártires do Rio Na roçaCurupe”, na Aldeia Indígena Tupinambá Itapoã, em Olivença município de Ilhéus (BA) e contará com a presença de seis autoras. Haverá 03 Rodas de Conversas para Mulheres, realizadas pelas protagonistas do livro e pela equipe interdisciplinar da Secretaria de Politicas Públicas para Mulheres do Governo do Estado da Bahia, que se disponibilizarão para dialogar e atender as demandas do público. Uma psicóloga, duas advogadas e várias assistentes sociais estarão na sexta feira dia 26 na Praça de Olivença das 14 as 17 h; e no sábado 27 das 08:30 as 11:30 e das 14 as 17 h na Aldeia Itapoã.

 

MãosO livro integra as atividades do projeto “Pelas Mulheres Indígenas” que está implementando uma formação contínua sobre direito das mulheres, com mulheres indígenas de 08 comunidades do Nordeste: Tupinambá, Pataxó Hãhãhã, Pataxó Dois Irmãos e Pataxó Barra Velha, da Bahia, Xokó, de Sergipe, Kariri-xocó e Karapotó Plaki-ô de Alagoas, e Pankararu, de Pernambuco. O projeto está formando diretamente 16  Agentes Multiplicadoras de Transformação Social e pretende alcançar, ao fim de um ano e meio de atividades, 8.000 mulheres indígenas e suas famílias. A formação se dá através de encontros na sede da ONG, em Olivença, e on-line, com a criação de uma uma rede multiétnica, a Comunidade Colaborativa de Aprendizado Pelas Mulheres Indígenas, disponível em:www.mulheresindigenas.org

 

O projeto foi idealizado pela ONG Thydêwá e conta com o protagonismo das indígenas para seu redesenho e com a parceria da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República e da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado da Bahia; e o apoio da rede de Pontos de Cultura Indígena do Nordeste e o Pontão Esperança da Terra, iniciativas apoiadas pelo Ministério da Cultura.

Serviço:

 

  1. Atendimento às Mulheres

Sexta-feira, 26 de setembro, das 14h às 16h, Local: Na Praça de Olivença, em frente ao CRAS

Sábado, 27 de setembro, das 9h às 16h. Local: Aldeia Indígena Itapoã – Município de Ilhéus (BA)

 

  1. Lançamento do livro “Pelas Mulheres Indígenas”

27 de setembro, das 16h às 17h.

Local: Aldeia Indígena Itapoã – Município de Ilhéus (BA)

Fontes: Sebastian Gerlic, presidente da Thydêwa; Potyra Tê Tupinambá, Diretora Executiva da Thydêwá.

Contatos: sebastian@thydewa.orgpotyra@thydewa.org73 3269 1970