“Sou Índio GuerreiroCartaz Seminário 2014

E venho pra mata caçar

Quando chego neste pé-de-serra

Vejo a arara voar

Olha o canto desta arara 

É um canto de muita de muita beleza

Não posso destruir 

As coisas da nossa natureza”

(Canção cantada durante o Porancy Tupinambá de Olivença)

 

Território Indígena Tupinambá de Olivença, 18 de Setembro de 2014

 

A Comissão Organizadora da VI Seminário Índio Caboclo Marcelino, formada por Indígenas moradores do Território Tupinambá de Olivença (Ilhéus/Bahia), Discentes/Docentes da Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Olivença, pela Associação Beneficente de Cultura Sustentável e Promotora da Pesca e do Artesanato dos Índios Tupinambá de Olivença-APAITO e por alguns Discentes/Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, tem a satisfação de convidar para participar deste evento que procura fortalecer, divulgar e consolidar apoios à luta do Povo Tupinambá pela demarcação do Território Tradicional. 

Por esta razão principal o Seminário Índio Caboclo Marcelino acontece às vésperas da importante XIV Caminhada Tupinambá em Memória aos Mártires do Massacre do Rio Cururupe e à Caboclo Marcelino, buscando também a troca de saberes e conhecimentos entre os Tupinambá, indígenas de diferentes Povos e não indígenas.

O evento nasceu em 2008 realizado por alunos e professores de História da UESC. Foi realizado, novamente, em 2009 e em 2010 não aconteceu. Ressurgiu em 2011 como uma resposta de um grupo de pessoas (indígenas e não indígenas) às prisões de Tupinambá que estavam ocorrendo, perseguições, criminalizações, reintegrações de posse. Em 2012 ocorreu a Retomada simbólica do Seminário pela Comunidade Tupinambá, sendo realizado totalmente nas Aldeias Tupinambá, contando com a expressiva participação indígena na organização e atividades desenvolvidas. Desde então tem participado do evento pessoas (indígena e não indígenas) vindas de outros países (Argentina, Colômbia, França, México), estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais entre outros), cidades, localidades e bairros da região. Em 2013 o Seminário ocorreu em forma de Atos de Apoio que culminou com um Manifesto de Apoio a Luta do Povo Tupinambá assinado pelo Grupo de Observadores Nacionais e Internacionais de Apoio à Luta do Povo Tupinambá de Olivença, sendo entregue pelos participantes ao Ministério Público Federal e Tribunal Regional Federal local.

Neste ano (2014) iremos novamente nos reunir com apoiadores de diferentes localidades para consolidar cada vez apoio a Luta Tupinambá e apressar o governo na Demarcação territorial. Por isto sua presença e da comunidade onde está é fundamental no sentido de também fortalecer os apoiadores da Luta Tupinambá. Não deixe de participar e chame sua comunidade para o Seminário Índio Caboclo Marcelino.

O Seminário Índio Caboclo Marcelino não possui fins lucrativos e nenhuma forma de financiamento público/privado. Os únicos apoios que possuímos e o transporte durante o evento (feito pelo Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Olivença). A alimentação é organizada pela comunidade e/ou oferecida pelo Colégio Indígena. As hospedagens são oferecidas em nossas casas e ocas e/ou através das próprias custas dos participantes. As inscrições são totalmente gratuitas, sendo solicitada algum tipo de contribuição não obrigatória. Frisamos isto porque desejamos realizar nossas atividades com completa autonomia e de forma auto sustentável.

O evento busca envolver a totalidade do Território Tupinambá. Os lugares são escolhidos nas reuniões da comissão, procurando sempre adequar aos diferentes momentos e necessidades de organização (alimentação, transporte e hospedagem). Em 2012 ocorreu em Santana (Cachoeira Redonda); Aldeia Itapoã (Águas de Olivença); e Aldeia Gwarini Taba Atã (Syryhba). Em 2013, também por razões infraestruturais e organizacionais, procuramos privilegiar os espaços do Colégio Indígena Tupinambá de Olivença, encerrando o evento na Aldeia Mãe.

 

Sua presença e da comunidade onde mora é fundamental no Seminário Índio Caboclo Marcelino no sentido de também fortalecer os apoiadores da luta Tupinambá.

 

Não deixe de participar e chame sua comunidade.

 

Maiores Informações:

– http://seminariocaboclomarcelino.blogspot.com.br/

– https://www.facebook.com/events/277583909104858/

 

“Ama mba’é Taba Ama

Supy Atã Tupã

Ama mba’é Taba Ama

Amaé Tupã Piain Ndêtã

Ama mba’é Taba Ama

Ama Paui Betã

Ama mba’é Taba Ama

Taba Tupinambá”

AWERÊ!