Através da iniciativa de Daniel Munduruku, e hoje é um dos grandes escritores indígenas do Brasil, foi realizado na cidade do Rio de Janeiro o 6º Encontro de Escritores e Artistas Indígenas.

Onde se fizeram presentes Luciana Kaingang (RS) Artista Plástico, Alex Pankararu (PE) Cood. da Rede Indios On-Line, Cristino Wapichana (RR) Escritor, compositor e cantor, Marcio Bóroro (MT) Cantor e Compositor, Isabel Taukane Kura-Bakairi (MT) Jornalista, Tiago Saterê-Mawé (AM) Poeta e Escritor, Cleomar Umutina (MT) Artista Plástico, Moura Tukano (AM) Escritor e militante social, Eliana Potiguara (PB) Escritora, Rivanildo Wapichana (RR) Professor e Tecnologo, Graça Graúna Potiguara (PB) Pedagoga e Escritora, Ely Macuxi (RR) Escritor, Marcos Terena (MS) Escritor e Coord. do Memorial dos Povos Indígenas, Marcelo Munduruku (PA/MT) Musico, Rene Nambikwara (MT) Escritor, Darlene Taukane Kura-Bakairi (MT) Escritora, Xohã Karajá (TO) Escritor, Wasiry Guará Escritor.

Com certeza esse encontro quebrou o misticismo que os Cariocas tinha perante aos povos indígenas, pois alem de reunir vários escritores e artistas indígenas, onde cada um expôs seus trabalhas de uma forma clara, mostrando seus talentos e habilidades durante esses seis dias de evento. E também as apresentações não ficaram limitadas apenas em um lugar, os indígenas presentes fizeram apresentações na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras, UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro e no 11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens que aconteceu no Centro Cultural da Ação da Cidadania.
E alem de alguns livros terem sido lançado, alguns poemas serem recitados, muitas composições forem cantadas e muitas historias serem contadas, esse evento sérvio também para que nós indígenas conheçamos uns aos outros artistas no modo geral em forma de sinergismo vimos, ouvimos e fomos vistos. Assim podemos mostrar a criatividade, talentos, habilidade e cultura indígena, esse evento possibilitou tudo isso quebrando varias teorias que tinha sobre nós indígenas.
Termino assim essa matéria saudando, todos os organizadores indígenas e não indígenas e a todos os indígenas presentes, que fizeram possível realizar o 6º Encontro de Escritores e Artistas, e que no próximo encontro seja iluminado assim como foi esse.
Assistam o vídeo feito por Alex Pankararu e Cristino Wapixana.

Imagem de Amostra do You Tube

alex Pankararu
alex@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook

3 COMENTÁRIOS

  1. Que bom poder mostrar este outro lado do conhecimento dos povos indigenas , a toda sociedade envolvente e cada vez mais se inserir e conquistar espaços de igual para igual !!! Parabéns pela iniciativa !!! Bela matéria Alex !!!!

  2. Que bom poder mostrar este outro lado do conhecimento dos povos indigenas , a toda sociedade envolvente e cada vez mais se inserir e conquistar espaços de igual para igual !!! Parabéns pela iniciativa !!! Bela matéria Alex !!!!

  3. Oi Alex,
    Quero dizer que é muito gratificante reportar ao Encontro que fizemos parte, esse encontro aconteceu de uma forma harmoniosa, de carinho e de amigos, foi muito legal. Tenho convicção que o próximo encontro será de revelações de talentos como você, como Rivanildo Wapichana e outros talentos que vieram para ficar. O seu trabalho é a cara dos jovens indígenas da atualidade, vejo que cada vez mais os jovens indígenas se desafiam para dominar as tecnologias das comunicações do momento. É isso, gostei muito de te conhecer, Parabéns. E passei por aqui para confirmar o endereço ok? Sucesso!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here