DSCN1744

descobrimentobrasil

No Brasil estima-se existerem aproximadamente  600 mil indígenas, somando 233 povos com 180 línguas diferentes, sendo o equivalente a 0,2 % da população brasileira. Isso para nós indígenas é bastante triste pois quando o hoje chamado Brasil foi invadido pelos Portugueses, há 510 anos atrás, nós os verdadeiros donos  desta terra éramos 2 a 4 milhões de pessoas pertencentes a 1.000 povos diferentes.

Nós indígenas ao longo dos séculos sofremos todos os tipos de extermínio: epidemias, conflitos armados, escravização, assassinatos, desorganização social e cultural gerados pela pressão invasora, o que nos levou a um declínio demográfico assustador.

DSCN0605Hoje nós Povos Indígenas brasileiros estamos em um processo de revitalização. Muitos povos que estavam escondidos começaram a resurgir. Segundo dados o ISA (Instituto Socioambiental www.soioambiental.org.br ) a maioria dos povos indígenas tem crescido uma média de 3,5% ao ano, o que para nós é motivo de alegria.

DSC00074Existem no Brasil, povos indígenas em todas as suas pertes, somando 650 Terras Indígenas, 13% do Território Nacional, sendo que a sua maioria se encontra na Amazônia Legal.

Mesmo depois de tantos anos de domínio, escravização e extermínio,  nós povos indígenas estamos hoje fortalecidos, cientes de nossos direitos originários e dispostos a lutar por eles até que possamos viver felizes em nosso Território Tradicional!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Militante social pelos Direitos Humanos Indígenas. potyratupinamba@indiosonline.org.br Aldeia Itapoã/Ilhéus-Bahia

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here