4-dia
No quarto dia do Encontro, começou diferente dos outros dias, pois a dinâmica foi em grupo, onde se formaram 03 grupos divididos por regiões do Brasil, GT Sul e Sudeste, GT Nordeste e GT Norte. Os temas discutidos foi território, cultura, sustentabilidade, educação, saúde, meio ambiente e comunicação. Assim os grupos reunidos fizeram suas propostas, voltadas as necessidades de seus núcleos respectivos, sempre se referindo as comunidades tradicionais.

Na parte da tarde, foi apresentação das propostas que serão encaminhadas, a diversos órgãos governamentais, até porque as propostas contemplaram os diversos seguimentos sociais e tradicionais presentes no encontro.
dsc01258

Após apresentação das propostas teve uma ciranda de batuques, em seguida Célio Turino Secretario do Ministério da Cultura, falou da importância da rede Mocambos para o movimento social dos povos tradicionais. Contou também sobre a historia dos pontos de cultura e o programa cultura viva, pois as origens desses programas partiram daqui da casa de cultura Tainã. Aproveitando sua fala Célio comentou sobre o ultimo livro que ele escreveu que é sobre os pontos de culturas do Brasil inteiro.

Para finalizar as atividades do 4º dia do evento, teve apresentação do vídeo VOZ LIVRE, que conta as dificuldades, culturas, tradições e avanços de 3 Quilombos de 3 estados Brasileiros, após apresentação do filme rolou a cirande de enceramento.
Imagem de Amostra do You Tube

Aléx Pankararu
Guarani Graciela

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here